Voltar para a tela anterior.

Toigo propõe incentivo fiscal para qualificar a mão de obra nas empresas

O parlamentar repercutiu entrevista do empresário Odacir Conte


As formas para que o atendimento da demanda por mão de obra, nas empresas da Serra gaúcha, foram levantadas pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (04). Ele comentou sobre entrevista do diretor executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Odacir Conte, recentemente publicada pela imprensa local. Na oportunidade, o empresário lembrou que, entre 1975 e 1990, havia incentivo fiscal para empresas que oferecessem qualificação profissional.

O pedetista mencionou que a referida entrevista também tratou do incentivo ao primeiro emprego para jovens. Toigo defendeu a retomada da desoneração dos tributos na folha de pagamento, o que, a seu ver, facilitaria a contratação de mais profissionais. Caxias do Sul tem postos a preencher, o que vale, inclusive, para casos que nem chegam a exigir tanta qualificação. O empresariado está se propondo a ensinar, observou.

O parlamentar destacou, ainda, que, no artigo, é proposto que, para receber o seguro-desemprego, a pessoa tenha que participar de cursos de qualificação. Disse que, no momento, no Rio Grande do Sul, haveria defasagem de 32 mil postos, sendo 21 mil somente da indústria.

Enquanto isso, o vereador Ari Dallegrave/PMDB disse ser difícil diferenciar o desempregado daquele que não quer trabalhar, no caso das concessões de seguros-desemprego.

Na sequência, Toigo parabenizou o governo federal pelo programa de incentivo ao ensino técnico. Hoje, no país, para cada seis universitários, existe um estudante de escola técnica, comparou. Ele informou que, neste ano, seriam destinados 700 milhões de reais diretamente para as instituições de ensino.

O vereador Guiovane Maria/PT salientou que, no setor de matrizaria, chegou a ser implantada uma fundação, no sentido de tentar minimizar essas deficiências de mão de obra. Lamentou, contudo, a existência de focos de competitividade entre as instituições de formação técnica.

Conforme Mauro Pereira/PMDB, a necessidade de aumento da mão de obra é evidente.

04/05/2011 - 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo