Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno intercede para manter leitos de UTI no tratamento do coronavírus

Hospital Pompéia pediu de volta ao município sete vagas destinadas ao covid, mas situação está sendo revista


O vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (16/06) com o prefeito Adiló Didomenico, com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e com a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Vieira, para tratar sobre leitos de UTI para pacientes em tratamento contra o coronavírus. No encontro, Lara reiterou a decisão, que havia sido formalizada em ofício ao município, em rescindir o contrato com a prefeitura que liberava sete leitos de UTI para doentes de Covid.

Adiló pediu prazo de mais alguns dias para que hospital mantenha os leitos de UTI, além de explanar sobre as medidas que o município vem tomando por meio dos protocolos para conter o avanço da doença. Também disse que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem apontado gastos além do pré-fixado e isso tem ocasionado dificuldades de negociação sobre reajuste nos valores dos leitos. Mas lembrou que houve aprovação de 10% de reajuste, ainda não confirmados em razão dos apontamentos, e que devem ser retroativos a janeiro de 2021.

Lara destacou que o hospital se antecipou na liberação dos sete leitos para tratar o Covid pelo SUS, ainda no ano passado, mas que houve majoração nos preços de materiais e medicamentos e os reajustes sobre os leitos não foram encaminhados pelo poder público. Disse ainda que é uma questão de sustentabilidade do hospital.

"Essas operações são muito deficitárias nos moldes que estão. O hospital passa por um momento de grande dificuldade financeira", destacou afirmando que os leitos de UTI não seriam desativados, apenas teriam outra destinação.

Rafael Bueno salientou que a informação sobre a possível devolução é preocupante e solicitou uma conciliação visando a não faltar esses leitos à população, principalmente nesse momento.

"Me comprometo a ajudar da forma que for possível e levar o tema ao Legislativo, com a busca de mais emendas junto a deputados federais e senadores. A situação precisa ser resolvida, para afetar o mínimo possível a população", enfatizou, lembrando que o Pompéia trabalha com excelência e tem esse reconhecimento da comunidade.

A reunião terminou com uma boa possibilidade de uma conciliação entre prefeitura e hospital, com compromisso verbal, devendo ser formalizado nos próximos dias.

16/06/2021 - 16:14
Gabinete Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo