Voltar para a tela anterior.

Após visita ao município de Nova Roma do Sul, prefeito fará teste com projeto sugerido por Fantinel

Biodigestor adquirido pelo município consome quatro quilos de restos de alimentos por dia e produz três horas consecutivas de gás de cozinha


O vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA e uma comitiva do Executivo estiveram em Nova Roma do Sul para conhecer de perto o projeto que transforma os restos de comidas em gás. O encontro na Escola Municipal Barão do Rio Branco com 166 alunos ocorreu na tarde desta terça-feira (15/06) e reuniu o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch/PP, o secretário da educação de Nova Roma do Sul, Cristiano Panazzo, o presidente da Câmara da cidade, Tiago Pasa, e ainda, a diretora da Escola Municipal Barão do Rio Branco, Daniela Grazziotin Favero.

Fantinel se mostrou muito contente pela parceria com o prefeito caxiense em ir visitar o projeto em Nova Roma do Sul. O biodigestor adquirido pelo município consome quatro quilos de restos de alimentos por dia e produz três horas consecutivas de gás de cozinha.

O vereador havia apresentado a iniciativa Homebiogás, da empresa israelense Bio Movement, ao prefeito Adiló.

“Fizemos essa visita com o intuito de estudar a possibilidade de implementar essa inovação no nosso município, em Caxias, porque, além de ser um projeto sustentável, também poderá economizar dinheiro público”, destacou Fantinel.

O gestor municipal de Caxias do Sul demostrou grande interesse após avaliações feitas pelo secretário do Meio Ambiente. Segundo João Osório Martins, a qualidade do gás produzido pelo biodigestor é ótima. Ele ainda comentou durante a visita que pretende adquirir um biodigestor de maior dimensão para realizar uma experiência em uma escola de Caxias, avaliando o impacto econômico e sustentável do projeto.

Para o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, o projeto tem feito a diferença no município, porque além da economia, o projeto traz sustentabilidade, não causando impacto ambiental.

“Isso também ocasiona na conscientização para as crianças que ali estudam sobre o meio ambiente e o reaproveitamento”, pontuou Pasuch.

Atualmente o gasto com gás de cozinha em instituições de ensino de Caxias é de aproximadamente R$ 400 mil por ano. Municípios como Nova Pádua, Nova Bassano e Veranópolis ainda estão instalando o projeto. 

16/06/2021 - 14:46
Gabinete do Vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo