Voltar para a tela anterior.

Plano de gestão da Codeca é apresentado na Câmara de Vereadores

Reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (03/05), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi


Na manhã desta segunda-feira (03/05), a reunião da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca, presidida pelo vereador Adriano Bressan/PTB, contou com as presenças da Diretora-Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, Helen Machado e do Diretor de Operações, Rafael Tregansin. Na oportunidade, a direção apresentou o Plano de gestão da Codeca para os próximos quatro anos, que consiste em zerar o déficit de quase R$ 30 milhões, acumulado nos últimos anos, bem como resgatar a capacidade de investimento da empresa.

Grande parte da reunião foi pautada em cima do balancete financeiro da Codeca com o objetivo de entender os motivos que fizeram com que a Companhia chegasse aos números financeiros negativos e numa situação financeira delicada. Segundo a Diretora-Presidente da Codeca, Helen Machado, os desafios são gigantescos também para o governo de Adiló Didomenico, mas com a união de todos será possível recuperar a empresa e voltar a investir. “Neste momento, temos que tomar medidas amargas, impopulares e difíceis, mas precisamos de um profundo choque de gestão em todas as áreas da empresa para tornarmos ela, novamente, um orgulho para a comunidade caxiense”, destacou Machado.

O Presidente da Frente, Adriano Bressan, destacou que todas as mudanças trazem uma certa resistência, mas que neste momento é de fundamental importância estes ajustes para que a Codeca seja uma forte empresa pública e com bons serviços à comunidade.

“Temos que reduzir o déficit, resgatar valores, melhorar o nível de satisfação e buscar novos investimentos para a Codeca”, finalizou Bressan.

Após a apresentação, os parlamentares que integram a Frente tiveram a oportunidade de fazer os seus questionamentos à direção da Codeca, deixando colaborações e ideias para a Companhia .

O primeiro a fazer o uso da palavra foi o vereador Maurício Scalco/NOVO, que abordou a necessidade de transformar o lixo em energia e a possibilidade de haver uma separação da empresa, sendo que uma parte cuidaria das obras e a outra, especificamente, do recolhimento do lixo, justamente por ser mais rentável.

Já o Vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, defendeu a criação de uma usina para a geração de energia a partir do lixo que está sendo colocado no aterro sanitário do Rincão das Flores.

O vereador Lucas Caregnato/PT, ressaltou o cuidado que a Codeca possui com a cidade. Ele demonstrou sua preocupação com as medidas que estão sendo tomadas em relação aos servidores da Companhia e questionou sobre os gastos com cargos em comissão e funções gratificadas. Em seguida, o Líder de Governo, Vereador Olmir Cadore/PSDB, mencionou o comprometimento da administração municipal em fortalecer a empresa e que jamais se falou em privatizar a Codeca.

Para o Vereador Zé Dambroz/PSB, existe uma falta de vontade política do governo em contratar a Companhia para fazer as obras na cidade. Além disso, ele questionou sobre a revisão dos contratos entre a Codeca e as secretarias do município e informou que apresentará um Projeto de Lei no Legislativo, em relação à pavimentação asfáltica comunitária.

Na sequência, a Secretária-Geral de Governo, Grégora dos Passos, destacou que o governo do Prefeito Adiló Didomenico, está empenhado e unido em resolver os problemas da empresa.

Já na visão do vereador Gilfredo de Camillis/PSB, é de fundamental importância que exista uma maior conscientização da comunidade em relação aos lixões clandestinos que estão se formando na cidade. Ele parabenizou a direção da empresa pelos retornos obtidos e informou sobre a doação de uma escova, em caráter experimental, com o intuito de melhorar e agilizar as roçadas.

A vereadora Denise Pessoa/PT, também abordou sobre os lixões no interior do município e a sua preocupação em relação as cooperativas de reciclagens e aos processos trabalhistas que vêm impactando às finanças da Codeca. Na sua fala, questionou sobre o lucro obtido pela Companhia no mês de março, conforme apontado na apresentação.

O vereador Maurício Marcon/NOVO, parabenizou a administração da empresa pela apresentação do Plano de Gestão e mencionou sua posição favorável pela privatização da Codeca.

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, destacou o comprometimento da direção em buscar soluções aos problemas enfrentados e abordou sobre a possibilidade de ampliar a coleta mecanizada de lixo.

Por fim, a vereadora Marisol Santos/PSDB, agradeceu pela disponibilidade da Diretora-Presidente, Helen Machado, em aceitar o desafio de administrar a Codeca diante de todas as dificuldades financeiras que estão se apresentando e ressaltou a importância da mobilização de todos na estruturação da empresa.

No final do encontro, o Presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca, Adriano Bressan/PTB, agradeceu a presença de todos e informou que nos próximos dias será realizada uma visita à Companhia, dos integrantes da Frente, com o objetivo de ouvir os funcionários da empresa e ajudar na busca de soluções. 

Integram a Frente Parlamentar os Vereadores: Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Denise Pessoa/PT, Estela Balardin/PT, Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Careganto/PT, Clóvis de Oliveira – Xuxa/PTB, Maurício Marcon/NOVO, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Olmir Cadore/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Renato Oliveira/PCdoB, Wagner Petrini/PSB e Zé Dambroz/PSB. 

Texto:  Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca

03/05/2021 - 17:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo