Voltar para a tela anterior.

Alagamentos nos bairros preocupam os vereadores

Manutenção precária das galerias pluviais foi apontada como uma das causas do problema


A frequência com que alagamentos são registrados em diversas regiões de Caxias do Sul gerou preocupação entre os vereadores, durante a sessão desta quarta-feira (23). O debate foi motivado pelo vereador Guiovane Maria/PT. Desde a tribuna, ele mostrou fotos de enchentes que ocorrem nos bairros Pioneiro e Pôr do Sol. Cerca de 25 moradores da área, presentes ao plenário, acompanharam os posicionamentos dos parlamentares.

Guiovane relatou alternativas de que se valem os moradores para preservar móveis e demais bens. Pediu que a administração municipal tome imediatas providências. Solicitou à líder do governo na Câmara, Geni Peteffi/PMDB, que encaminhasse a demanda a órgãos competentes.

Em resposta, Geni informou que agendará audiência com o prefeito José Ivo Sartori, que, no momento, encontra-se em Brasília, cumprindo agenda. A vereadora alertou que a chegada do inverno possa piorar a situação dos moradores.

O comunista Renato Oliveira/PCdoB também se solidarizou com a causa e elogiou o encaminhamento da líder do governo.

De acordo com Alaor de Oliveira/PMDB, as pessoas querem respostas, tendo em vista que o impasse se arrasta por 12 anos. A seu ver, não adianta prosseguir com debates contínuos. A solução estaria na busca de respostas para encaminhamentos efetivos.

Enquanto isso, Mauro Pereira/PMDB informou que, no período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Obras (2005-2008), foram feitos investimentos de R$ 15 milhões em saneamento básico. Disse, porém, que outras secretarias deveriam cooperar, como o setor responsável pela pavimentação asfáltica.

Após a exposição do problema nos bairros Pioneiro e Pôr do Sol, a situação geral da rede de esgoto do município foi trazida ao debate. O vereador Vinicius Ribeiro/PDT comentou outros locais da cidade enfrentam o problema. Afirmou que as galerias subterrâneas não receberam planejamento para grandes densidades demográficas. O bairro São Pelegrino, lembrou, luta por melhorias na rede de água desde o início da década de 1990, cujas obras de correção estão em vias de começarem.

Vinicius atentou que toda a rede de esgoto localizada do Centro está comprometida, e o orçamento, para isso, passa de R$ 80 milhões. Defendeu, ainda, ser preciso agir nas áreas mais críticas da cidade que, em seu entendimento, situam-se nos bairros Pôr do Sol, Pioneiro, São José, áreas do Fátima Baixo e São Pelegrino.

O vereador Marcos Daneluz/PT, que pediu licença da Presidência para debater o assunto, referiu que, nos últimos dez anos, Caxias recebeu grandes obras de drenagem, na tentativa de sanar a questão dos alagamentos. Enfatizou, porém, que situações como as que ocorrem no Pôr do Sol sejam resolvidas efetivamente. Relatou, também, que o problema já vem de anos.

Elói Frizzo/PSB pontuou que muitos dos problemas de alagamentos, na cidade, poderiam ser evitados por meio de simples intervenções da Secretaria de Obras. Criticou, por exemplo, o fato de a pasta ainda não contar com numa equipe permanente para a limpeza de bocas de lobos.

Segundo a vereadora Denise Pessôa/PT, a manutenção constante das galerias e demais estruturas da rede de esgoto não podem ser deixadas de lado.

O vereador Guiovane lamentou a dificuldade de se ter domínio a respeito dos problemas que assolam as diversas regiões da cidade.

23/03/2011 - 19:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo