Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi sugere reunião de entendimento entre Executivo e setor cultural

Parlamentar acredita que a área precisa de mais investimento público


O integrante da Comissão de Educação do Legislativo, vereador Alberto Meneguzzi/PSB votou favorável ao projeto encaminhado pelo Executivo, que pediu autorização da Câmara de Vereadores para prorrogar o prazo de publicação do edital do Financiamento de Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) até o dia 31 de julho, devido à pandemia do Coronavírus. Durante a votação da matéria, na sessão desta quinta-feira (02), o parlamentar se manifestou pela necessidade de apoio financeiro governamental à classe artística, neste momento.

“São cerca de 3 mil trabalhadores da área da cultura em Caxias do Sul, que estão passando dificuldade. Não estamos falando em um edital de milhões, mas sim de pouco mais de 100 mil reais, que já deveria ter sido publicado. O setor cultural precisa precisava de mais dinheiro. O governo não está dando a devida atenção para a Secretaria da Cultura, essa área não é prioridade”, salientou.

Meneguzzi também se pronunciou sobre a informação de que falta o representante do setor de Teatro na Comissão de Avaliação e Seleção do Financiarte (Casf). “Eu não consigo compreender como que área teatral não tem algum nome para indicar para o Casf. Um absurdo esse edital não ter sido publicado. Então, houve uma mobilização, porque muitos integrantes do Conselho nem sabia que esse projeto estava aqui para ser votado de forma extraordinária”, ressaltou.

O parlamentar sugeriu uma reunião da Comissão de Educação para tratar do assunto. “Espero que o governo converse com as lideranças da área cultural, que as pessoas desse setor dizem que não está havendo esse diálogo. Acredito que o nosso grupo de trabalho deve promover uma reunião, com Executivo e lideranças da cultura local a fim de esclarecermos essa situação, a qual refletiu negativamente no caso do Financiarte, bem na hora em que os artistas mais estão precisando financeiramente do valor para tocarem seus projetos”, afirmou.

02/07/2020 - 19:07
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo