Voltar para a tela anterior.

Beltrão comenta reivindicação de moradoras do Mariani

Grupo de mães esteve na prefeitura esta manhã, solicitando uma creche para o bairro


A mobilização de moradores do bairro Mariani, ocorrida na manhã desta quinta-feira (10), na prefeitura, motivou o discurso do vereador Rodrigo Beltrão/PT, na sessão de hoje. Um grupo de mães se reuniu com o chefe de gabinete em exercício, Antônio Feldmann. Elas notificaram ao poder público que continuarão interrompendo, pacificamente, as obras para a construção de uma área de lazer na área. Pediram prioridade para a construção de cheche, no lugar daquela área. Outra reunião está prevista para a próxima semana.

Desde a tribuna, Beltrão defendeu um encaminhamento ágil para o problema. Ponderou que a necessidade de área de lazer, de certa maneira, é suprida por quadra esportiva existente no bairro. No momento, afirmou, a creche deve ser prioridade.

O parlamentar referiu, ainda, que apresentará, amanhã, indicação ao Executivo, para que a construção da creche, no Mariani, seja um projeto a ser executado em 2012. Citando o déficit de três mil vagas existente no município, defendeu que, até lá, seja criado uma espécie de atendimento de emergência para suprir a demanda. Beltrão afirmou que essa é uma responsabilidade do município.

A líder do governo, Geni Peteffi/PMDB, listou oito escolas infantis construídas ou efetivadas durante os seis anos da atual administração municipal. Segundo os dados trazidos por Geni, atualmente, em torno de 3,3 mil crianças frequentam escolas de educação infantil no município. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação conta com 36 escolas nesse segmento.

Quanto ao déficit de vagas, Geni referiu que seriam necessárias 20 novas creches na cidade, o que, segundo ela, só é possível por meio de investimentos volumosos, a médio e longo prazo.

Em tom de crítica a Beltrão, o vereador Elói Frizzo/PSB disse que o parlamentar petista tenta, agora, consertar uma falsa expectativa na comunidade do Mariani, criada por ele, de que seria possível reverter a construção da quadra esportiva, obra aprovada por meio do orçamento comunitário municipal.

Assim como Geni, Frizzo considerou que uma creche exige grandes investimentos, sobretudo, em manutenção, o que, a seu ver, demanda planejamento orçamentário.

Mauro Pereira/PMDB considerou que ambas as obras, creche e área de lazer, devem ser avaliadas com a mesma importância, pois são necessárias para o Mariani e a região.

10/03/2011 - 20:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo