Voltar para a tela anterior.

Reunião da Comissão de Agricultura discute sobre o apoio a Arranjos Produtivos Locais

O encontro contou com a presença de vereadores, técnicos da Secretaria da Agricultura e representantes do Executivo


A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara Municipal se reuniu, na tarde desta quarta-feira (13/05), com técnicos da Secretaria da Agricultura do município e o titular da pasta, Valmir Susin, para discutir sobre o PL 151/2019, com mensagem retificativa, que permite ao Executivo apoiar com recursos financeiros os Arranjos Produtivos Locais, em Caxias do Sul. O projeto foi aprovado na sessão ordinária do último dia 5 de maio. O presidente da comissão, vereador Arlindo Bandeira/PP, comandou os trabalhos.

O veterinário Fernando Vissentini Lando Reis, o técnico agrícola Rudinei Giacomeli e os engenheiros agrônomos Neiva Rech e Paulo Ricardo Faccin emitiram parecer contrário ao projeto. A matéria beneficia, com até R$ 2 milhões, empresas do Polo Produtivo Local Metalomecânica e Automotivo, Polo de Informática, Polo de Moda da serra Gaúcha e o Polo de Alimentos e Bebidas.

Os técnicos afirmam que, em seu conteúdo, o PL é muito abrangente e acaba não ajudando, de forma direta, pequenos produtores rurais do Interior da cidade, para que possam dar continuidade a projetos.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Gilnei Garcia Lafuente, que esteve presente ao encontro, afirmou que apenas serão beneficiados aqueles projetos que passarem pela avaliação Prefeitura e que atingirem os critérios necessários. A Secretária do Governo Municipal, Grégora Fortura dos Passos, afirmou que o Executivo está aberto ao diálogo e que será estudado o veto ou não ao projeto, aprovado no Legislativo.

Além de Bandeira, estiveram presentes os demais vereadores que integram a comissão: Alceu Thomé/PTB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Gladis Frizzo/MDB e Velocino Uez/PTB. O vereador Adiló Didomenico/PSDB também se fez presente ao encontro.

13/05/2020 - 19:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo