Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso trata de vários temas envolvendo coronavírus

Grupo parlamentar se reuniu nesta quinta-feira e falou sobre providências durante a pandemia


Temas específicos envolvendo prevenção de covid-19 a pessoas da terceira idade foram tratados na reunião da Comissão do Idoso da Câmara Municipal nesta quinta-feira (30/04). O grupo parlamentar falou sobre prazo para isentos de IPTU, prioridade de testes às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), Golpe do Motoboy, uso de transporte coletivo público e prevenção de quedas de idosos.
O encontro se iniciou com a presença do cirurgião de quadril Marcus Vinícius Bianchi, que apresentou aos vereadores dados sobre queda de pessoas da terceira idade ao solo e medidas para evitar esse tipo de acidente (leia ao final da matéria). Segundo o médico, 76% dos casos ocorrem dentro de casa e é alto o risco de fraturas no quadril, na coluna e no punho.
Sobre a solicitação de mais prazo para obter isenção do IPTU de 2021, a Comissão do Idoso aguarda resposta do Poder Executivo ao pedido para que os beneficiados tenham até 31 de outubro, e não 31 de agosto, para encaminharem o requerimento. No ofício, os vereadores também solicitam que o procedimento possa ser feito pela internet, sem necessidade de deslocamento do idoso até a Prefeitura.
Os parlamentares comemoraram e agradeceram ao Executivo por atender o pedido para que ILPIs tenham prioridade nos testes de coronavírus. Esse atendimento se inicia na próxima segunda-feira, conforme anunciou a Secretaria Municipal da Saúde.
A Comissão do Idoso seguirá alertando a população idosa sobre o Golpe do Motoboy. Disfarçado de funcionário de um banco, um estelionatário telefona para a casa da pessoa dizendo que o cartão de crédito dela foi usado por outra pessoa e deve ser trocado. Para concretizar o golpe, um falso motoboy vai à casa da vítima recolher o cartão e o utiliza no comércio.
Os parlamentares também conversaram sobre o decreto da Prefeitura que suspendeu o passe livre de pessoas a partir dos 60 anos no transporte público urbano. 
A Comissão do Idoso é presidida pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e também integrada pelos  vereadores Alceu Thomé/PTB, Elisandro Fiúza/Republicanos, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/PSDB.

PREVENÇÃO A QUEDAS DE IDOSOS

* Ajustar a iluminação, sobretudo do banheiro, quartos e cozinha;
* Retirar tapetes e fios que possam causar quedas;
* Utilizar piso e calçados com antiderrapantes;
* Colocar corrimões nos dois lados das escadas;
* Colocar suporte metálico no box do banheiro para dar firmeza durante o banho;
* Colocar suporte metálico ao lado e na frente da privada para auxiliar no equilíbrio;
* Se ter dificuldade de marcha, utilizar andador ou bengala;
* Evitar animais de estimação soltos pela casa que possam a vir causar queda;
* Diagnosticar e tratar a osteoporose;
* Treinamento da marcha para melhor equilíbrio;
* Alimentação saudável e equilibrada (preferência por líquidos, vegetais, frutas e derivados de leite);
* Exposição regular ao sol;
* Diagnosticar e tratar problemas de visão e audição, assim como incontinência urinária;
* Estímulo ao uso de bengala.

30/04/2020 - 19:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo