Voltar para a tela anterior.

Vereadores conferem a estrutura e o funcionamento da CDL Caxias

A primeira Visita Legislativa de 2020 ocorreu na manhã desta sexta-feira (06/03), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas


Os parlamentares de Caxias do Sul conferiram, nesta sexta-feira (06/03), as instalações remodeladas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, dentro da primeira Visita Legislativa de 2020. Também puderam saber como a entidade atua, além de conhecerem de perto a equipe funcional e os empresários que compõem a direção.

No comando da CDL atualmente, Renato Corso recepcionou os legisladores e explanou a respeito dos serviços da entidade, ao lado do gerente Comercial e de Marketing, Joel Ribeiro, e do gerente Administrativo-Financeiro, Carlos Cervieri. “Estamos entre as cinco maiores CDLs do Brasil, com mais de 4,3 mil associados e diversos serviços prestados a eles e à comunidade. Sentimos muito orgulho pelas conquistas da CDL Caxias, que conta com uma direção voluntária. A gente acredita nesse movimento, no associativismo, e fazemos o que fazemos por amor e carinho à entidade”, explicou Corso, que já soma uma trajetória de 45 anos no mercado varejista.

O dirigente valorizou o empenho de todos que ajudaram ou ajudam a construir a entidade, potencializando a participação da juventude, que dispõe de um braço específico: a CDL Jovem. Além de Corso, integram a gestão 2020/2022: Carlos Eduardo Colombo, Carmen Klein Dalcin, Rui Alberto Cassina, Micael Canuto, Vitor de Carvalho e Lucas Feldens Magnani.

Na gerência Comercial e de Marketing, Joel Ribeiro detalhou a visão, os princípios e a missão da entidade empresarial com abrangência nos segmentos do comércio, da indústria e dos serviços. Também salientou os três pilares de atuação: informação, negócios e integração. Ribeiro esclareceu que, no caso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é um serviço prestado pela CDL Caxias. Diante das reformas e melhorias em andamento na sede, que fica na Rua Sinimbu, 1415, Centro, esse serviço agora está mais acessível e próximo dos cidadãos, no térreo.

Ribeiro mencionou a relevância do cadastro positivo pelo fato de avaliar o comportamento financeiro do consumidor e não apenas uma situação momentânea. Ainda acrescentou outros benefícios oferecidos e que auxiliam os associados na gestão de seus negócios, como certificação digital, palestras, cursos, cobranças, empregos, entre outros. Para colaborar no atendimento das demandas, a CDL dispõe de aproximadamente 60 funcionários.

O gerente Carlos Cervieri discorreu sobre o organograma, pontuando o planejamento estratégico que guia as ações a curto, médio ou longo prazo. Informou que a unidade caxiense virou exemplo a outras entidades situadas em diferentes cidades brasileiras, as quais decidem vir a Caxias para conhecer o funcionamento local. Por fim, a assessora jurídica Rita Bertussi considerou o esforço da CDL Caxias para uma aproximação maior com o poder público, sendo a Visita Legislativa uma das ações nesse sentido.

O Programa Visitas Legislativas é organizado pelo Parlamento municipal com o intuito de conferir espaços, obras e serviços públicos, de entidades ou da iniciativa privada executados ou que estejam em andamento na cidade. A partir de cada visita, os vereadores reúnem informações, a fim de avaliarem a situação de cada local ou atividade. Se necessário, solicitam providências dentro da competência legislativa.

Nesta 1ª edição de 2020, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Ricardo Daneluz/PDT, e os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Adriano Bressan/MDB, Clovis Xuxa/PTB, Edson da Rosa/MDB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Felipe Gremelmaier/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/Solidariedade, Velocino Uez/PDT e Wagner Petrini/PSB.

 

 

06/03/2020 - 14:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo