Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno repudia ação da prefeitura que trocou bancas de jornais e revistas por produtos coloniais

Prefeitura ignorou projeto aprovado pelo Legislativo que tornou bancas patrimônio histórico e decisão judicial que impede descaracterização


O vereador Rafael Bueno/PDT repudiou a ação do prefeito Daniel Guerra que mandou abrir as bancas de jornais e revistas para que sejam comercializados queijos, salames e sucos de uvas, entre outros produtos agrícolas. A decisão veio por meio do Decreto 20.584 divulgado nesta quinta-feira (05/12) no Diário Oficial do Município determinado que as bancas das praças Dante Alighieri e João Pessoa, além das localizadas ruas Marechal Floriano, ao lado do Postão 24 Horas, e Alfredo Chaves, próximo à prefeitura, também serão pontos de comercialização de produtos agrícolas.

A decisão da prefeitura vem de encontro ao projeto que torna as bancas de jornais e revistas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul, aprovado pelo Legislativo na sessão desta terça-feira (03/12). A matéria de autoria dos vereadores Bueno, Edio Elói Frizzo/PSB e Paulo Périco/MDB tem como objetivo fazer com que as bancas sejam vistas como espaços históricos e culturais, a fim de preservá-las. Apesar de a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), de 25 de setembro, ter sido favorável à proteção, decidindo que o Executivo não poderia demolir, retirar ou descaracterizar os locais, a prefeitura vem interferindo no patrimônio, com troca de fechaduras e novas pinturas, e agora age novamente, com a colocação de produtos coloniais para venda.

“A decisão de colocar salames e queijos para venda é uma aberração e uma afronta à Câmara Municipal e à Justiça. Não tenho nada contra os agricultores, nada contra a venda dos seus produtos, mas ali não. As bancas são históricas e representam a memória da cidade. Por isso, precisam ser preservadas. Novamente vou solicitar ao Legislativo que tome as providência legais, como já fizemos quando as bancas foram pintadas e descaracterizadas", destacou Bueno, ressaltando a importância das bancas para o município, como patrimônio histórico, cultural e turístico.

06/12/2019 - 15:37
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo