Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno se solidariza com professores e estudantes

Para o pedetista, pacote do governador prejudica e precariza trabalho dos docentes


O vereador Rafael Bueno/PDT voltou a criticar o governador Eduardo Leite/PSDB por causa do recente pacote lançado por ele e que prejudica os subsídios e planos de carreira dos professores estaduais. Para Bueno, que se manifestou na sessão desta quinta-feira (21/11), da Câmara Municipal, Leite está arrasando a educação pública e precarizando os direitos dos docentes. O pacote ainda precisa passar por votação da Assembleia Legislativa, mas o pedetista adiantou à plateia, lotada por dezenas de estudantes e profissionais que vieram se manifestar e pedir apoio aos parlamentares caxienses, que os deputados estaduais do PDT se posicionarão contra o que chamou de "pacote de maldades" aos professores.

Bueno fez um histórico da educação no Rio Grande do Sul, comentou a luta do ex-governador Leonel Brizola pela construção de milhares de escolas e pela valorização do ensino e lembrou as mazelas que categoria dos professores vem sofrendo com o passar dos anos. O parlamentar ainda disse que o piso nacional não vem sendo pago, além dos docentes gaúchos estarem com salários parcelados há quase 50 meses e a falta de estrutura nas escolas e de material de ensino para os profissionais lecionarem adequadamente aos alunos. Citou, como exemplo, o fechamento da ampla maioria das bibliotecas das escolas estaduais desde o começo do ano.

"Precisamos de diálogo, mas não está tendo. O Eduardo Leite, que na campanha fazia questão de tirar selfies com professores, agora está virando as costas para eles e para o ensino público do Rio Grande do Sul. Por isso, o povo está desiludido com a classe política como vem acontecendo em Caxias do Sul, onde o atual prefeito fez inúmeras promessas na área da educação, como a construção de escolas verticais, e nada cumpriu, aliás, sucateou o ensino," afirmou.

O vereador disse que, como professor, sabe da luta que os docentes e alunos travam todos os dias. Porque, além dos pontos que acabam com a carreira do professor, eles terão salários congelados, serão punidos na aposentadoria e ficarão ainda mais doentes com o passar do tempo.

"Outra grande preocupação é o fato de o número de professores se reduzir a cada dia devido a aposentadorias forçadas. Se não for dado o devido valor à educação, em um futuro próximo o ensino estará completamente sucateado", posicionou-se

21/11/2019 - 14:05
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo