Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo propõe criação do Prêmio Ícone Dilva Conte de Cultura

A artista produziu mais de 80 obras e é reconhecida pela aptidão em esculpir rostos


Da tribuna, vereador Gustavo Toigo/PDT fez um resgate cultural, para contar quem foi Dilva Slomp Conte. Aos 64 anos, Dilva voltou à universidade para estudar escultura. Durante a sessão desta terça-feira (08/10), Toigo afirmou que ela produziu mais de 80 obras e é reconhecida pela aptidão em esculpir rostos.

No telão do plenário, o parlamentar apresentou obras da escultora, como a Acolhida, produzida em comemoração aos 90 anos do Hospital Pompéia. O Memorial Irmãos Bertussi, em Criúva, também ganhou destaque. O pedetista ressaltou que Dilva foi um exemplo de luta e perseverança, mas, principalmente, de valorização da cultura local.

Na ótica do parlamentar, Caxias do Sul é um celeiro de pessoas que militam nessa área. Com base na história de vida da artista, que morreu em 2018, aos 87 anos, Toigo sugeriu a criação do Prêmio Ícone Dilva Conte de Cultura. A honraria seria entregue a cada dois anos para até três homenageados atuantes na área, sendo profissionais, empresas ou entidades.

O prêmio consiste na entrega de um diploma e uma medalha com a efígie de Dilva, apoiada na réplica de um livro. O parlamentar ainda propôs o dia 25 de março, pois é a data de nascimento da escultora.

Felipe Gremelmaier/MDB destacou o talento de Dilva e a capacidade de transmitir a arte pelas esculturas. Ainda parabenizou Toigo por resgatar um pouco da cultura do município e abordar o assunto no dia seguinte ao que chamou de fim do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte).

08/10/2019 - 11:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo