Voltar para a tela anterior.

Presidente da Amob Campos da Serra questiona comunicado que orienta transferência de alunos

Janaína dos Ouros solicitou audiência pública para esclarecer o assunto porque entende que as crianças devem estudar perto de casa


Na sessão ordinária desta terça-feira (08/10), a presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob) Campos da Serra, Janaína dos Ouros, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para expressar o descontentamento com a transferência de estudantes moradores da região para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Governador Leonel Brizola, hoje em funcionamento próximo à área central da cidade.

Segundo Janaína, o bairro, que já existe há oito anos, não possui unidade de ensino. A escola destinada aos moradores do Campos da Serra (que é a EMEF Governador Leonel Brizola) esteve, por um período de tempo, na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, agora, está na Escola Ivanyr Marchioro, no bairro Jardelino Ramos.

“Nossa briga maior no momento é com a Escola Sete de Setembro, onde vários adolescentes do bairro estudam, porque os pais foram pegos de surpresa com um comunicado que dizia que os estudantes deveriam ser transferidos para a EMEF Leonel Brizola, porque lá teria transporte gratuito”, afirmou.

De acordo com Janaína, na última semana, os pais receberam outro comunicado afirmando que os estudantes deveriam, obrigatoriamente, transferir-se para a EMEF Leonel Brizola. A presidente da Amob, porém, destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aponta que os pais têm direito de escolher a escola em que seu filho irá estudar, numa região perto da moradia e que as crianças devem estar próximas de seus irmãos. 

Para Janaína, a decisão da transferência é fruto de preconceito e racismo contra os moradores do bairro Campos da Serra. A dirigente pontuou que, em uma reunião com a Secretária da Educação, Marina Matiello, conseguiu manter o direito de algumas crianças permanecerem na EMEF Sete de Setembro, mas que ainda não é suficiente. Dessa maneira, ela solicita uma audiência pública para esclarecer as questões relacionadas ao assunto.

 

08/10/2019 - 10:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo