Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris destaca trabalho da Apac

Vereadora utilizou a tribuna para relatar visita à entidade e defendeu sede no município


Apresentar o trabalho desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) foi o intuito da vereadora Paula Ioris/PSDB, em grande expediente desta terça-feira (26/03). Ioris colocou a Apac como uma alternativa ao atual sistema carcerário brasileiro e pontuou que a Associação, em atividade desde 1970 no país, está há 90 dias no Estado.

Paula Ioris destacou o ambiente limpo, saudável, e o trabalho desenvolvido pelos recuperandos. Defendeu que a Apac promove a humanização das prisões, sem perder a finalidade punitiva da pena. A visão da parlamentar surgiu a partir de visita à unidade de Porto Alegre, na última semana, em que pôde conhecer a metodologia e as alternativas de cursos e tarefas do sistema, trazendo à sessão vídeo e imagens da associação e depoimentos dos internos.

Na ótica da vereadora, o sistema carcerário do país é um reprodutor da violência e comparou que, nas prisões, a cada 100 presos, 75 retornam ao crime, enquanto na Apac, a cada 100, o número de reincidentes ao crime não chega a 10 pessoas. Ainda, segundo ela, a associação custa um terço do sistema tradicional. Ioris pontuou que, através da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, da qual é presidente, pretende formar um grupo de trabalho para formalizar um projeto para Caxias do Sul. 

Em aparte, Elisandro Fiuza/PRB exaltou o processo de ressocialização dos apenados e de um trabalho para que revejam seus conceitos, sendo reinseridos à sociedade. Adiló Didomenico/PTB observou os números trazidos por Ioris e que eles explicam a eficiência do projeto. Na mesma linha, Kiko Girardi/PSD saudou a iniciativa.  

Felipe Gremelmaier/MDB elogiou a pauta da parlamentar e a convidou a trazer mais exemplos da eficácia das Apacs em outros países, para que se reconheça ainda mais a relevância do projeto.

26/03/2019 - 12:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo