Voltar para a tela anterior.

Audiência pública sobre a Maesa ocorre nesta quinta-feira na Escola Emílio Meyer

Encontro aberto à comunidade visa discutir a preservação e ocupação do prédio


Presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, o vereador Rafael Bueno/PDT convida os caxienses para participarem da audiência pública que discutirá a preservação e ocupação do complexo. O encontro ocorre nesta quinta-feira (23/08) na Escola Estadual Emílio Meyer (rua Vereador Mário Pezzi, 1128, bairro Exposição), a partir das 19h. A audiência conta com parceria da Comissão de Educação da Câmara Municipal e apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Política Cultural, além de diversas entidades que estão ao lado da causa.

Entre as discussões da audiência está a busca dos motivos pelos quais não há quaisquer movimentações do poder público municipal para que o prédio da Maesa seja ocupado como era previsto após a cedência pelo governo do Estado ao município. Segundo Bueno, o plano de ocupação não está sendo cumprido pela prefeitura. O parlamentar ressalta que a visibilidade das discussões também visa buscar os motivos pelos quais houve a exclusão da UAB e Câmara de Vereadores da Comissão montada pelo município e que discute a ocupação.

No total, o complexo da Maesa tem 53 mil metros quadrados. Desses, apenas 200 metros quadrados foram ocupados: em outubro de 2017, a Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural e a Guarda Municipal, com posto de monitoramento 24 horas, começaram a usar duas salas de um dos prédios. Desde lá, porém, não houve avanços e os prédios sofrem com a deterioração.

"Convidamos todos os setores para que participem da audiência. É preciso trazer a comunidade para o debate, com a ideia de que conheçam e aprendam mais sobre a importância da preservação e ocupação do prédio. Temos obrigação de preservar o passado e projetar o nosso futuro", destaca Rafael.

Também integram a Frente Parlamentar A Maesa é Nossa os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Denise Pessôa/PT, Gladis Frizzo/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri Andrade Pereira Júnior/SD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.

22/08/2018 - 12:08
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo