Voltar para a tela anterior.

Comunidade caxiense prestigia palestra sobre cidades inteligentes no Legislativo

Comissão promoveu debate entre a Universidade de Caxias do Sul e a sociedade civil


A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação do Legislativo caxiense, promoveu, na tarde desta segunda-feira (16/07), a palestra “Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro, realizado na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, reuniu dezenas de pessoas, representantes de entidades de classe e os parlamentares que compõem o grupo de trabalho.

Conduzida pelo presidente da comissão, o vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, e pela proponente da pauta, a vereadora Paula Ioris/PSDB, a palestra foi aberta pela professora Janaína Macke, que explanou a proposta trabalhada nos projetos de pesquisa da entidade. De acordo com a docente, a intenção do grupo é desenvolver soluções para a coletividade. “Nós unimos o capital social, a sustentabilidade, a aprendizagem coletiva e a interação entre a academia e os cidadãos, para que possamos construir e fomentar ideias para futuros trabalhos que transformem as cidades”, explicou.

Em sua manifestação, Janaína falou sobre o processo de crescimento da urbanização, em todo o mundo. Atualmente, segundo ela, 57% da população mundial vive nas cidades. Nesses locais, produzem economia e criatividade, em detrimento do gasto dos recursos naturais. “Ao mesmo tempo em que as metrópoles impõem desafios, elas também são fontes das soluções que podemos prover”, ponderou.

Participaram do debate os doutorandos Fábio Ribas e Rafael Perini, além do mestrando Joel Mukendi. Ao final do encontro, o presidente da comissão agradeceu aos representantes da UCS pela explanação dada à comunidade. “Foi muito importante ouvir vocês, ainda mais porque estamos discutindo o Plano Diretor. É um momento para pensarmos em algumas dessas alternativas, para melhorarmos a vida dos caxienses”, salientou o vereador.

Além de Edi Carlos, os vereadores Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/MDB, Gustavo Toigo/PDT e Paula Ioris/PSDB compõem a comissão. O encontro também foi acompanhado pelo pedetista Velocino Uez.

16/07/2018 - 17:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo