Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico critica aumentos nos valores de planos de saúde

O parlamentar caxiense pediu o fim da Agência Nacional de Saúde, que tem autorizado acréscimos acima da inflação


O vereador Adiló Didomenico/PTB criticou os aumentos aplicados nas mensalidades dos planos de saúde em vigor no Brasil. Da tribuna do Legislativo caxiense, na plenária desta quarta-feira (04/07), o petebista considerou um abuso as cobranças acima da capacidade de pagamento dos cidadãos.

Por isso, o parlamentar caxiense pediu o fim da Agência Nacional de Saúde (ANS), que tem autorizado aos planos acréscimos anuais superiores à inflação. Segundo Adiló, em 2013, o aumento foi de 9%, quando a inflação fechou em 5,9%; em 2014, atingiu 9,7%, com inflação de 6,4%; em 2015, o acréscimo chegou a 13,6%, enquanto a inflação marcou 10,7%. Os 13,6% de incremento nos planos de saúde também ocorreram em 2016 e 2017, lamentou Adiló. Para este ano, o vereador informou que o aumento ficou definido em 10%, sendo que a inflação estaria em 2,9%.

“É um deboche com o povo brasileiro. Não tem mais condições assim. O mínimo que os parlamentares têm de pedir é o fechamento da ANS, pois outros aumentos que não são mediados pela agência foram muito menores”, enfatizou o vereador, informando que o Tribunal de Contas da União pediu para que a ANS, a partir de agora, faça mudanças para evitar aumento abusivo de planos de saúde.

Presidente da Comissão do Idoso na Casa, a vereadora Gladis Frizzo/MDB concordou com Adiló. A emedebista conta que ligou para o 0800 da ANS e ficou surpresa porque a atendente não soube informar o índice de aumento autorizado neste ano para os planos de saúde. De acordo com o vereador Velocino Uez/PDT, é inadmissível percentuais tão altos, principalmente porque atinge quem tem menos condições de bancá-los.

Outro assunto abordado pelo legislador Adiló Didomenico/PTB no Grande Expediente foi a reunião pública sobre “Normatização do Plantio de Árvores e Instalação de Redes de Distribuição Urbana nos Novos Loteamentos da Cidade”, que ocorre nesta quinta-feira (05/07), às 14h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O encontro é promovido pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, que Adiló preside. O parlamentar convidou a população caxiense a participar.

 

04/07/2018 - 16:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo