Voltar para a tela anterior.

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down é discutida em plenário

A proposta do ex-vereador Adriano Bressan prevê o período de 21 de março de cada ano


A realização da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down está prevista no projeto de lei 131/2017, de autoria do ex-vereador Adriano Bressan e discutida na sessão ordinária desta terça-feira (31/10). A matéria dispõe que o período coincida com o 21 de março de cada ano, Dia Internacional da Síndrome de Down. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com a proposta, a Síndrome de Down consiste em alteração genética causada por um erro, na divisão celular, em fase embrionária. O down possui três cromossomos no par 21, e não dois. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores, na estrutura corporal, e, geralmente, está associada a dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.

O ex-vereador Bressan informou que, no mundo inteiro, a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação, o que significa 9,8 milhões de bebês por ano. A Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, já exista uma população de downs próxima a 300 mil pessoas. “Hoje, com tratamentos adequados, os deficientes intelectuais podem chegar a 70 anos de idade”, destacou o ex-parlamentar.

31/10/2017 - 14:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo