Voltar para a tela anterior.

Tradicionalistas recebem homenagem no Legislativo

Câmara Municipal entregou Medalha Honeyde Bertussi 2017, comenda especial e Prêmio Caxias


A noite desta quinta-feira (28/9) na Câmara Municipal foi de homenagens a cinco personalidades ligadas às tradições gaúchas. Em sessão solene, o Legislativo entregou a Medalha Honeyde Bertussi 2017 a Erlita Mendes Gonçalves, Marisol Santos Lazzari  e José Alcione Vachi, e a comenda especial a Adelar Bertussi, e o Prêmio Caxias a Nilda Beatriz de Castro.

A Comissão para a escolha dos homenageados com a medalha foi composta pelos tradicionalistas Rodrigo Ramos, Ernesto Lisboa, e Raul Fonseca, e pelos vereadores Ricardo Daneluz/PDT, Adiló Didomenico/PTB e Gladis Frizzo/PMDB. A premiação a Nilda teve autoria de Elói Frizzo/PSB.

Músico e acordeonista, na década de 1950, Adelar Bertussi formou com o irmão, Honeyde, a maior dupla musical gaúcha de todos os tempos: Os Irmãos Bertussi. É natural de São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva, no antigo município de São Francisco de Paula. Sua carreira de músico conta com mais de 70 anos de vida profissional. Entre LPs e CDs, possui mais de 50 discos gravados. Realizou mais de 6 mil apresentações no Brasil e Exterior. Possui mais de 400 músicas gravadas. Na sessão solene, por motivo de saúde, Adelar foi representado pelo sobrinho, Daltro Bertussi.

Erlita Mendes Gonçalves, 33 anos, cresceu na lida campeira, participando de rodeios. Pratica  gineteada, modalidade mais comum entre homens. Suas apresentações ultrapassaram fronteiras, chegando ao Uruguai e Argentina. Conquistou títulos, como o Mulher das Américas, no Uruguai, em 2014. Em 2002, Erlita ficou entre as 10 melhores competidoras do Rodeio Internacional de Vacaria. Também participa de provas de tiro de laço e toca acordeon.

José Alcione Vachi nasceu no ano de 1956 no distrito de Criúva, onde reside. Aos 13 anos começou a laçar, no Quadro Piquete de Laçadores Rodeio dos Tiatinos, do qual por mais de 30 anos fez parte da patronagem. Integrou a organização campeira do Rodeio Campo do Bugres por mais de 10 anos. Fez parte de CTG, de grupo de dança e como laçador conquistou muitos troféus, chegando por duas vezes finalista do Rodeio Internacional da Vacaria.

Marisol Santos Lazzari é jornalista e também formada em Relações Públicas. Atua há 9 anos na RBS TV Caxias, como editora e apresentadora do Jornal do Almoço. É natural de São Leopoldo, mas veio para Caxias do Sul quando bebê. Ingressou no tradicionalismo aos cinco anos de idade. Participou das invernadas artísticas do CTG Rodeio Minuano e Rincão da Lealdade. Foi instrutora de danças, declamadora, coordenadora de departamentos culturais e primeira prenda das duas entidades. Em 1988 conquistou o título de primeira prenda mirim do Rio Grande do Sul, sendo esse o primeiro título estadual da 25ª Região Tradicionalista.

Beatriz de Castro nasceu em Cruz Alta em 1930. É professora, poetisa e escritora. Sua estreia literária foi em 1951, na Antologia Poética da PUCRS, com o poema “Divagando”. Dedicou boa parte da vida à Estância da Poesia Crioula, maior entidade da poesia regional, conhecida como Academia Xucra do Rio Grande, à qual foi a única mulher presidente.  Beatriz já conquistou muitos prêmios pelas suas poesias e integra várias entidades culturais.

Em nome da Comissão de escolha da Medalha Honeyde Bertussi, o vereador Ricardo Daneluz apresentou os homenageados, destacando sua contribuição para o tradicionalismo. Para destacar a importância do Prêmio Caxias para Nilda Beatriz, o parlamentar Elói Frizzo fez um histórico da poetisa e sobre o quanto ela é respeitada no meio cultural gaúcho.

Os homenageados discursaram. Marisol Santos declamou a poesia “Das Marias que ficaram”, de João Carlos Fontoura. A 1ª prenda do CTG Campo dos Bugres, Tamara Alba, declamou “Vivência”, de Bianca Bergman. No acordeon, Erlita Mendes cantou músicas gaúchas, acompanhada do tio, Teixerinha, que tocou violão.

A sessão solene foi presidida pelo 2º secretário da Mesa Diretora, vereador Renato Oliveira/PCdoB, acompanhado da 1ª secretária, Paula Ioris/PSDB. Também formaram a mesa o presidente Ipam, André Francisco Wiethaus, que representou o Executivo, e o diretor campeiro da 25ª Região Tradicionalista, Ernesto Lisboa.

Também estiveram presentes os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/PMDB, Gladis Frizzo/PMDB, os ex-parlamentares Chico Spiandorello, autor da Comenda Medalha Honeyde Bertussi, e Luiz Pizetti, autoridades do meio tradicionalistas, amigos e familiares dos homenageados.

        

28/09/2017 - 22:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo