Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi lamenta que clube de mães que atua há 40 anos esteja sob risco de ficar sem sede

Vereador tenta intermediar reunião entre organização e a primeira-dama do município


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB visitou, na tarde desta terça-feira (29/08), o Clube de Mães Cantinho da Amizade, no Bairro São Victor Cohab. A agremiação reúne, semanalmente, mais de uma dezena de senhoras, junto à Igreja Nossa Senhora de Fátima, que está sob risco de desapropriação, após receber notificação extrajudicial da Procuradoria-Geral do Município (PGM). O documento prevê a saída em 30 dias, sob pena do corte do fornecimento de água e luz. Ali, as mulheres fazem crochê, tricô e confeccionam roupas para as famílias carentes da comunidade.

De acordo com a presidente da entidade, que existe há 40 anos, Maria de Lourdes, a construção do espaço, que serve para abrigar celebrações religiosas, catequese e o encontro das mães, é fruto do envolvimento comunitário. “Foi muito suado construir isso aqui. Foi a comunidade que colocou tábua por tábua”, recordou.

O terreno, onde está localizado o templo, também serve como área de lazer, pois ali estão instalados aparelhos da Academia da Melhor Idade (AMEI). Além disso, o complexo conta com uma capela mortuária mantida pela associação de moradores e uma sala com dez computadores à disposição dos moradores, onde são ministrados cursos e oficinas gratuitamente.

“Essa comunidade precisa de ajuda. O município tem outros imóveis nas proximidades, que estão desocupados, e não deu qualquer sinal de que vá construir algo. As lideranças reclamam do argumento do Executivo, de que é para ter mais espaço para a saúde e a educação. Ali, a unidade básica de saúde, por exemplo, não oferece bom atendimento e há falta de medicamentos. Por isso, a ação do governo não se justifica. Estão destruindo 30 anos de trabalho da igreja, em 30 dias”, explicou Meneguzzi.

Com a finalidade de dialogar com o Executivo, tendo em vista a manutenção dos serviços naquele local, pelo menos até que a comunidade termine a construção do salão, para abrigar as celebrações, a catequese e o clube de mães, Meneguzzi está intermediando um encontro das integrantes do Cantinho da Amizade com a primeira-dama, Andréa Marchetto Guerra, madrinha dos clubes de mães do município, e outra reunião, com representantes da comunidade-Igreja e da Associação de Moradores com o secretário de Governo Municipal, Luiz Eduardo da Silva Caetano.

“O bom senso precisa imperar. O legalismo está ferindo os cidadãos. A comunidade do São Victor Cohab é muito envolvida, e eles temem que a desocupação torne aquele lugar mais um ponto de consumo de drogas. O que, hoje, é lazer pode se tornar ponto de violência”, alerta Meneguzzi

 

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi - (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259.

29/08/2017 - 18:34
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo