Voltar para a tela anterior.

Diretor de Engenharia Prisional do RS visita Penitenciária do Apanhador e promete projeto de adequação da unidade para oferecer estudo e trabalho para apenados

Vinda do departamento é um dos resultados da reunião da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara com o secretário estadual de Segurança Pública do RS


A presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, vereadora Paula Ioris/PSDB, o presidente do Conselho da Comunidade, Jean Carbonera, as integrantes do Conselho da Comunidade Danielle Ballardin e Carla Lampert e o representante do Sinduscon Caxias do Sul Valdemor Trentin se reuniram, na manhã da última sexta-feira (25), com o diretor de Engenharia Prisional da Susepe, Alexandre Micol, e o arquiteto da secretaria estadual de Obras, que integra a equipe da força-tarefa de obras do Estado, Hélio Boening. Os servidores vieram a Caxias do Sul para fazer uma vistoria na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador, com o objetivo de elaborar projeto para adequação de salas desocupadas por problemas estruturais de segurança que foram projetados para trabalho e estudo dos presos. Eles foram recepcionados pela delegada Marta Bitencourt, da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR) e pelo diretor da Penitenciária, Jefferson Rossini. A vinda do departamento é um dos resultados da reunião da Comissão para o Enfrentamento da Violência com o secretário estadual de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer.

Há nove anos, desde que a Penitenciária foi inaugurada, os apenados do local não tem a oportunidade de estudar e trabalhar. O grupo de trabalho composto pelo Conselho da Comunidade, as Comissões Legislativas para Enfrentamento da Violência e Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara estão trabalhado, de forma conjunta, para viabilizar uma mínima chance de ressocialização no presídio e mudar essa realidade.

O diretor de Engenharia Prisional da Susepe falou sobre o volume de trabalho do departamento com demandas de projetos e obras em todo o Rio Grande do Sul, mas afirmou que, em função da urgência pelo risco de interdição da casa prisional, pretende entregar no prazo máximo de um mês o projeto de adequação para as três galerias da unidade.

Com o projeto em mão e os detalhamentos necessários, Valdemor Trentin se comprometeu em fazer os orçamentos e envolver empresários da iniciativa privada para dar uma contribuição social e colaborar com o Estado, agilizando e dando qualidade à obra.

Outra boa notícia da visita foi a entrega, para a vereadora Paula Ioris, de um projeto modelo de uma unidade. Esse é o pontapé inicial da luta pela construção de uma nova penitenciária na região, com o objetivo de ampliar o número de vagas prisionais.

28/08/2017 - 08:54
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo