Voltar para a tela anterior.

Périco aponta chave para nova matriz econômica

Desafio é criar empregos de alta tecnologia para desenvolver Caxias do Sul


O vereador Prof. Paulo Périco/PMDB utilizou o Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (18) para apresentar trabalho com apoio visual sobre “Inovação e Desenvolvimento de Caxias do Sul” de sua autoria, como contribuição aos debates sobre a construção de uma nova matriz econômica para a cidade.

Professor universitário, o parlamentar discorreu sobre metrópoles mundiais que de forma integrada desenvolveram inovação e se transformaram referências mundiais como matriz tecnológica. Citou os exemplos de Grenoble, na França, e do Vale do Silício, na Califórnia, onde as universidades constituíram alianças estratégicas com foco na geração de empregos de alta tecnologia, utilizando seus docentes e institutos ligados à pesquisa. 

Paulo Périco estabeleceu dados comparativos entre os resultados alcançados por esta política nas regiões mencionadas, sua evolução econômica, e a realidade de Caxias do Sul e Serra Gaúcha. Usou como parâmetros a população local e regional e a geração de empregos num mercado de alta tecnologia e inovação, onde a remuneração é muito maior e provoca aumento do consumo e do desenvolvimento. 

A quebra de paradigma nesta sociedade do conhecimento impõe mudança de conceito de emprego. “Ou nós passamos a pensar numa nova matriz econômica para Caxias do Sul, ou, senão, nós ficaremos parados na simples utilização de mão-de-obra braçal, que não gera salário suficiente para gerar um desenvolvimento melhor ainda melhor”, pondera o vereador.

Para Périco, a chave para aproveitar o potencial econômico da região e viabilizar o desenvolvimento tecnológico na nova matriz econômica de Caxias é a criação de redes de relacionamento com agentes promotores de desenvolvimento.

Em sua avaliação todo este projeto se baseia em três pilares: a universidade, as empresas e o Poder Público. E deste ente a responsabilidade de atuar como elo na viabilização da sede física de um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com ele será possível atrair organismos reconhecidos pela excelência em inovação, capazes de propiciar um volume mais heterogêneo de conhecimento nas organizações.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT reconheceu e parabenizou a importância dada à participação do capital intelectual proposto por Périco na construção da nova matriz econômica de Caxias. E agregou ao raciocínio a importância da luta pela extensão do campus da UFRGS em Caxias do Sul na formação deste capital.

 

18/04/2017 - 15:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo