Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris destaca Comissão para Enfrentamento da Violência

Grupo deverá ser instalado na próxima semana pelo Legislativo


A expectativa para instalação da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência foi tema do grande expediente da vereadora Paula Ioris/PSDB nesta quinta-feira (16/02). Proposta pela tucana, a comissão teve aprovação na reunião representativa de 24 de janeiro e deve ser instalada na próxima semana.

A parlamentar anunciou que a comissão já tem plano de atuação elaborado, mas salientou que ela terá uma construção coletiva, envolvendo todas as forças de segurança pública. Além de Paula Ioris, as bancadas indicaram para integrar o grupo Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Prof. Paulo Périco/PMDB e Neri O Carteiro/SD.

O objetivo da comissão é constituir um grupo para tratar da violência, promovendo audiências, além de interagir com órgãos de segurança pública, conselhos, entidades e outras instituições da sociedade em busca de soluções.

No discurso desta quinta-feira, a vereadora citou o Instituto Geral de Perícias (IGP) como um dos órgãos a serem tratados pela comissão.  

“O IGP é responsável por coletar as provas dos crimes. A falta das provas periciais leva ao arquivamento de investigações e à impunidade, que não se dá apenas por falha nas leis”, comentou, acrescentando que nos Estados Unidos, 90% da prova é pericial e 10% testemunhal, enquanto que no Brasil ocorre o contrário.

Paula Ioris elogiou o Governo Sartori, que está renovando a frota do Instituto:

“Dos 29 veículos novos adquiridos para o Estado, dois virão para Caxias do Sul. Essa notícia é positiva e é preciso ser valorizada”.

Ainda sobre avanços na segurança pública na cidade, a parlamentar destacou a participação da comunidade e do uso da tecnologia. Para exemplificar, informou que 67% dos veículos roubados são recuperados pela Brigada Militar graças a denúncias das pessoas via 190 e Whatsapp.

Em aparte, o vereador Prof. Paulo Périco/PMDB informou que o posto do IGP para confecção de carteiras de identidade precisa de uma sala maior para atendimento e sugeriu que ele seja levado para o futuro Complexo da Maesa. Hoje, esse setor do IGP divide espaço com a Central de Matrículas, no bairro São Pelegrino.

Em aparte, Toigo salientou a importância da Câmara de Vereadores ser aglutinadora do debate contra a violência, inclusive, no enfrentamento às drogas. O pedetista também elogiou o investimento do governo estadual no IGP, com viaturas e reposição de servidores.

 

 

 

16/02/2017 - 13:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Paulo Cancian - MTE 3.507
Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo