Voltar para a tela anterior.

Uez festeja safra, mas pede justiça nos preços da uva

Vereador percorreu interior e relatou desilusão de cantineiros


O vereador Velocino Uez/PDT usou o Grande Expediente da Sessão Ordinária da terça-feira (14/02) para registrar o sentimento de frustração dos produtores rurais, principalmente do setor vitivinícola que, depois de amargarem enormes perdas na safra de 2016, viram seu esforço recompensado com uma abundante e excelente colheita neste ano.

Contudo, em decorrência do excesso de produção, os preços baixaram e mais uma vez os produtores correm o risco de não recuperarem as perdas do ano passado.

O vereador esteve na Festa da Colheita na propriedade da família Venturin, onde o êxito da safra foi comemorado. O parlamentar ouviu as preocupações dos produtores com o pagamento de um preço justo pelo produto, considerando a evolução da qualidade do vinho produzido na região de Caxias do Sul.

 “O que percebi nos depoimentos de vários cantineiros foi o sentimento de abandono, da falta de políticas de apoio ao setor primário, que sempre representou um dos esteios da nossa economia”, comentou o vereador.

Não bastasse a falta de apoio, mesmo diante de uma safra de boa qualidade, também impactou o ânimo dos vitivinicultores o anúncio de que o município não vai apoiar a Festa da Uva. Essa atitude bate de frente com a história de contribuição dos colonos, em particular da região da 3ª Légua por onde vieram os imigrantes que plantaram os primeiros parreirais e que ajudaram sempre na realização do evento.

“O recado que trago destes contatos é o seguinte: a Festa da Uva é uma marca de Caxias e deve ter continuidade”, disse Uez.

Os mesmos agricultores aguardam com ansiedade as obras anunciadas do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI), que vai beneficiar trechos das redondezas. E aí ficam sabendo que uma nova tramitação para liberar os recursos está em andamento no Senado.

Em aparte, o vereador Adiló Didomenico/PTB também defendeu os agricultores, reconhecendo que são merecedores de atenção e devem ser recompensados, sempre. Sugeriu que a Comissão Permanente de Agricultura da Câmara Municipal retome a luta pela redução do IPI sobre o vinho, anunciado na última Festa da Uva pelo ex-ministro Miguel Rossetto e que nunca foi implementada.

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB acrescentou que já é tempo do Poder Público prestar maior atenção e elaborar um projeto turístico que valorize a região da 3ª Légua. Os vereadores Elisandro Fiuza/PRB e Alceu Thomé/PTB se manifestaram na mesma linha de valorização dos produtores rurais.

 

15/02/2017 - 16:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo