Voltar para a tela anterior.

Caxias não tem mais agendamentos para encaminhar aposentadoria na agência do INSS

Vereador Meneguzzi encaminhou ofício à gerência regional do INSS para pedir agilidade nos encaminhamentos


Caxias do Sul não tem mais agendamentos para questões de aposentadoria por tempo de contribuição, neste ano. Há apenas 26 dias do início de 2017, a agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já apresenta lotação máxima de atendimentos. Isso acontece porque o município tem 12 servidores a menos do que o necessário para os encaminhamentos necessários. Dos 40, somente 28 trabalhadores estão ativos na agência. Além disso, não existe a expectativa de abertura de concurso público para atender a demanda. A informação chegou ao conhecimento do vereador Alberto Meneguzzi/PSB na quarta-feira (25/01).

Com a finalidade de confirmar a falta de agendamento, a assessoria do vereador fez contato com a Previdência Social, pelo fone 135. A central de atendimento, sediada no Tocantins, ratificou a falta de agendamento para Caxias do Sul. Em função disso, o INSS está distribuindo os agendamentos nas agências da região.

Além disso, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha também não têm mais horários disponíveis. Cidades como São Leopoldo, na região metropolitana, Veranópolis e Vacaria só estão realizando agendamentos para os meses a partir de junho e julho. Isso faz com que a pessoa tenha que ter um deslocamento para o encaminhamento, levar documentos e testemunhar para outras cidades. 

Preocupado com a situação dos atendimentos aos cidadãos, Meneguzzi encaminhou um ofício para a gerência regional do INSS, com a finalidade de acelerar o atendimento, abrir expedientes extras para agilizar os encaminhamentos ou lançar concurso público emergencial para a contratação de novos servidores. “Sei que o INSS não é de alçada municipal, mas eu não posso acreditar que numa cidade do tamanho de Caxias, faltem 12 servidores e não se tenha mais como agendar. Aposentadoria é um direito de quem trabalhou a vida inteira e sempre contribuiu com a Previdência”, disse.

26/01/2017 - 15:09
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo