Voltar para a tela anterior.

Vereador Meneguzzi está preocupado com o fechamento das farmácias do IPAM

Conselho Gestor do IPAM-Saúde decidiu, em reunião, pela extinção das unidades de comercialização de medicamentos


Na manhã da terça-feira (24/01), o Conselho Gestor do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul (IPAM-Saúde) esteve em reunião ordinária na qual deliberou pela extinção das farmácias do IPAM. Segundo a ata da reunião, a decisão foi unânime entre os conselheiros. Votaram André Francisco Wiethaus, presidente do IPAM, José Marly dos Santos Brando, presidente do Conselho e as conselheiras titulares Maria Elisa Gallina dos Santos, Luciana Girardi e Sônia Beatriz Suzin. Foi convidada a participar da reunião, a diretora de serviços de saúde, Eliane Sene.

Os relatos apontados pelo Conselho para a tomada dessa decisão levam em conta que as farmácias do IPAM comercializam produtos com valor maior do que a rede privada e, além disso, dispõe de mercadorias que destoam de sua atividade-fim, ou seja, comercializa grande variedade de produtos distintos de medicação, como perfumes, escova para cabelo e maquilagem.

Além disso, segundo ata, disponível no site do órgão, na cidade encontram-se várias redes particulares de farmácias onde os usuários do plano de saúde do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) adquirem medicamentos com melhor preço. Em 2013, a Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou um projeto de lei que autorizava a transformação da Farmácia em Sociedade Anônima, isto é, em “S.A.”, contudo, passados quatro anos, a norma não se tornou realidade.

“Apesar da decisão unânime dos conselheiros, eu ainda tenho dúvidas sobre se o fechamento da Farmácia, seja matriz ou sua filial, é o melhor caminho a ser tomado”, comenta Alberto Meneguzzi/PSB. O vereador lembra que, na ata, a decisão já está tomada e será levada ao prefeito Daniel Guerra/PRB e ao Ministério Público. O parlamentar, no entanto, se mostra preocupado com a situação dos servidores. “Os trabalhadores estão preocupados e confusos com a situação que se desenha”, alerta, lembrando que aproximadamente 80 pessoas fazem o atendimento nas duas unidades.

Na tarde desta quarta-feira (25/01), Meneguzzi irá participar de uma reunião com os servidores do órgão, junto aos demais vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara. O presidente da Comissão é o parlamentar Renato Oliveira/PCdoB. 

25/01/2017 - 14:49
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo