Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional trata de transporte universitário

Câmara Municipal promove primeira reunião segunda-feira


O auxílio do Estado aos estudantes universitários que se deslocam entre municípios para estudar será um dos temas da primeira reunião do Parlamento Regional. Promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, o encontro será às 9h de segunda-feira (23/01), na Sala das Comissões Geni Peteffi.

Participam presidentes de Câmaras de Vereadores do Nordeste Gaúcho, para discutir demandas em comum. Um deles será Moisés Citon Campanharo/PMDB, presidente da Câmara de Antônio Prado, que colocará em debate a questão do transporte universitário intermunicipal. “Gostaríamos que o Estado facilitasse o passe livre aos universitários que saem de Antônio Prado para estudar em Caxias do Sul. Hoje, o benefício é facilitado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Como a Serra já é Região Metropolitana merece o mesmo tratamento”, comenta Campanharo.

O presidente ressalta que universitários pradenses gastam R$ 500 mensais em transporte. Para economizar, muitos se mudam para Caxias do Sul, o que acarreta em outro problema, na avaliação de Campanharo. “Antônio Prado perde a mão de obra desses estudantes, já que eles acabam fixando residência e morando em Caxias. Por outro lado, tiram oportunidades de caxienses”, analisa o presidente, que aposta no Parlamento Regional para sensibilizar o Estado sobre essa questão.

Para o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier/PMDB, a primeira reunião do projeto será importante para os representantes das Câmaras definirem uma pauta ampla e os próximos encontros, que deverão ocorrer em outros municípios em forma de rodízio. “Não tenho dúvida de que o trabalho em conjunto das cidades, de forma unificada, trará conquistas importantes para toda a região”, destaca Gremelmaier. A nova lei de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) é outro assunto previsto para a reunião do Parlamento Regional.

20/01/2017 - 17:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo