Voltar para a tela anterior.

Vereador Alberto Meneguzzi quer saber quantos ônibus circulam sem operador de sistema na cidade

Assunto foi trazido à tona por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários


Ônibus sem operador de sistema estariam circulando em um número maior do que o permitido por lei em Caxias do Sul. O assunto foi trazido à tona por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários ao vereador Alberto Meneguzzi/PSB. O parlamentar esteve reunido com o presidente da entidade, Tassimer Kollmann da Silva e com os secretários Valner Brollo e Jorge Luiz Lima, na última semana. Os sindicalistas disseram, ainda, que no final de 2016 fizeram denúncia, nesse sentido, à Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Há alguns anos, a Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), empresa concessionária do transporte coletivo urbano, implantou a circulação de ônibus de modelo “Midibus”. Esses veículos são menores que os convencionais e não necessitam de operadores de sistema junto às catracas. Além disso, denúncias da comunidade davam conta de que haveria ônibus de tamanho convencional, com a necessidade de operador de sistema, que estavam operando sem os profissionais. Na última quinta-feira, 12 de janeiro, Meneguzzi transitou pela cidade a bordo dos veículos e constatou a veracidade da denúncia.

Preocupado com essa situação e na defesa do cumprimento da lei, por parte da concessionária, na manhã desta segunda-feira (16/01), Meneguzzi protocolou junto à Câmara Municipal um pedido de informações à SMTTM. No documento, o parlamentar solicita um estudo sobre quantos veículos transitam sem operador e qual o percentual permitido por Lei. “Quero defender o emprego. Sei que muitos operadores de sistema foram demitidos em função disso, nos últimos meses. Se existem irregularidades, como me disseram os sindicalistas, elas precisam ser sanadas”, alerta o vereador.

No pedido de informações, foram lançados, também, questionamentos sobre a utilização das gratuidades para idosos, presidentes das associações de moradores e a meia passagem para estudantes. O vereador pediu, ainda, que a SMTTM fiscalize a concessionária, inclusive na questão de corte de funcionários. “Uma das perguntas do documento que protocolei foi se chegou ao conhecimento da Secretaria algum corte de operadores de sistema nos últimos seis meses e, se houve, qual a motivação”, explica.

A categoria, segundo relatos do Sindicato, discute o dissídio e está solicitando um reajuste de 13% nos salários. Há expectativa de que nos próximos dias, se discuta a nova tarifa do transporte coletivo urbano.

16/01/2017 - 14:18
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo