Voltar para a tela anterior.

Bueno convoca os jovens a protestar contra a Reforma da Previdência

Vereador definiu proposta do governo como deboche com a população


Em pronunciamento na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (07/12), o vereador Rafael Bueno/PDT conclamou os jovens a se manifestar, com protestos nas ruas, contra o projeto de Reforma da Previdência, elaborado pelo governo federal e que já teve parecer favorável de comissão na Câmara Federal, apenas um dia depois de ser protocolado. Bueno ressaltou que a proposta, da forma como está, fará com que os trabalhadores somente possam se aposentar com mais de 70 anos. “No meu caso, por exemplo, me aposentarei com 79 anos. A população precisa dizer não a este projeto”, criticou.

Também criticou a conduta do deputado federal do PMDB do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, que apresentou parecer favorável ao projeto no dia seguinte ao início da tramitação no Congresso. Além disso, condenou a afirmação do parlamentar que se definiu como o personagem “The Flash” por ter formulado o parecer de forma não rápida. “Tem projetos que favorecem a população que estão tramitando há 10 anos. Já os que prejudicam os trabalhadores têm tratamento diferenciado, de forma ágil”, acrescentou.

Para o pedetista, o projeto é um deboche com as classes menos favorecidas, especialmente num momento de crise de emprego como o atual, com 13 milhões de desempregados. Afirmou que os jovens só começam a contribuir com a Previdência a partir dos 20 anos, pois dedicam os primeiros anos de trabalho a estágios, que não asseguram o benefício. “Quem consegue contribuir antes é porque tem a ajuda dos pais”, assinalou.

Em aparte, o vereador Renato Oliveira/PCdoB destacou que, para receber aposentadoria integral, o trabalhador terá de contribuir por 49 anos e ter idade superior aos 70 anos. Alertou que, em média, 28% dos homens não chegam aos 65 anos de idade. “Este é um modelo vergonhoso”, concluiu Bueno.

07/12/2016 - 18:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo