Voltar para a tela anterior.

Adiló critica o uso inadequado de agrotóxicos

Parlamentar citou reportagem e defendeu a efetiva fiscalização do uso de defensivos


O vereador Adiló Didomenico/PTB criticou, durante a sessão desta terça-feira (06/12), o uso inadequado dos agrotóxicos, evidenciado na edição de ontem de Zero Hora. O material de sete páginas destaca que uma equipe de cinco repórteres do jornal testou 20 frutas e verduras, sendo que 10 delas estavam contaminadas por químicos diferentes. O morango, por exemplo, continha cinco substâncias inadequadas.

O parlamentar cobrou atuação mais rigorosa das autoridades para que haja a fiscalização adequada de produtores, transportadores e empresários, visando à utilização correta de fertilizantes. “Estamos ingerindo veneno diariamente por causa da ganância de alguns produtores, mas, principalmente, pela venda de produtos proibidos no Brasil. Não vamos imaginar que a gente possa impedir o uso de agrotóxicos e pesticidas, mas não pode continuar havendo o uso desregrado desses produtos”, destacou.

Em seu espaço no Grande Expediente, Adiló ainda criticou a votação do Pacote Anticorrupção, ocorrida na Câmara dos Deputados na madrugada do dia 28 para o dia 29 de novembro, em meio à comoção mundial causada pela tragédia envolvendo a Chapecoense, e repercutiu as manifestações do domingo (04/12), que ocorreram em todo o Brasil. Adiló criticou o presidente do Senado, Renan Calheiros/PMDB-AL.

Por fim, lamentou a situação da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS). Para ele, a capa do jornal Pioneiro de hoje “estampa uma triste realidade”, já que os detentos têm livre acesso a bebidas alcoólicas, celulares e drogas dentro do presídio.

Manifestaram-se em apartes os vereadores Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT e Virgili Costa/PDT. Guila afirmou estar confiante de que o Senado derrubará as alterações feitas no Pacote Anticorrupção pela Câmara dos Deputados. Jaison defendeu a democracia e lembrou que a sociedade não se sente representada atualmente. Toigo defendeu que a Câmara Municipal faça visitas sistemáticas à PICS, enquanto Virgili cobrou ações imediatas do governo estadual no presídio.

06/12/2016 - 18:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo