Voltar para a tela anterior.

Comitiva percorre o Caminho Padre João Schiavo pela primeira vez

Iniciativa objetivou começar o trabalho de divulgação do roteiro turístico, em fase de viabilização


Uma comitiva formada por mais de 20 pessoas percorreu pela primeira vez, na manhã de sábado (26/11), o Caminho Padre João Schiavo. A criação do roteiro turístico pelo interior de Caxias do Sul, proposta pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, foi aprovada pela Câmara, por unanimidade, no dia 13 de setembro deste ano, e sancionada por meio da Lei N° 8.127, assinada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT em 27 de setembro.

O tour saiu do Parque de Eventos da Festa da Uva pouco depois das 8h. Cerca de uma hora depois, a comitiva fez uma rápida parada no ponto onde começa o Caminho: a Igreja de Conceição da Linha Feijó. Após, foi recebida com café da manhã típico do interior, preparado pela Família Rossato, em São Marcos da Linha Feijó.

A terceira e a quarta paradas, respectivamente, deram-se no Instituto Hércules Galló, em Galópolis, e no Meu Galpão, da Família Mazzochi, em São Braz. Também foi possível conferir um pouco das 15 grandes telas que contam a história da imigração italiana na Epopeia Imigrante, em Ana Rech.

O complexo que reúne o Centro Social, a Escola Municipal, a Capela e o Memorial Padre João Schiavo, no distrito de Fazenda Souza, foi o último destino da comitiva. No local, os visitantes foram até o túmulo do sacerdote e puderam conhecer um pouco mais sobre as obras de caridade que ele desenvolveu durante a sua vida. As 18 Irmãs Murialdinas responsáveis pelo Memorial prepararam o almoço servido para a comitiva.

Percurso de 55 km

O Caminho Padre João Schiavo foi uma proposta do vereador Gustavo Toigo/PDT, construída coletivamente com os moradores de Conceição da Linha Feijó, Instituto Hércules Galló, Irmãs Murialdinas de Fazenda Souza e Sociedade Amigos de Ana Rech (SAMAR). Estende-se por 55 quilômetros do interior de Caxias do Sul, tendo como ponto inicial a Igreja de Conceição da Linha Feijó, passando por Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua, São Braz e Ana Rech, e encerrando em Fazenda Souza.

Quem foi Padre João Schiavo

Nascido em 8 de julho de 1903, na cidade italiana de Saint'Urbano de Montecchio Maggiore, o padre João Schiavo chegou ao Brasil em setembro de 1931, estabelecendo-se em Jaguarão, no Sul Gaúcho, e migrando para Caxias do Sul em seguida. No maior município da Serra, deu aulas em escolas de Ana Rech e Galópolis, levou palavras de fé para diversas comunidades do interior e fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza. Faleceu em 27 de janeiro de 1967.

Beatificação está próxima

A Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2001 a Causa da Beatificação do Padre João Schiavo. Isso porque em outubro de 1997, o sacerdote teria operado um milagre em Juvelino Carra, morador de Caxias do Sul. Na época, o homem sofreu de fortes dores abdominais e foi submetido a uma cirurgia de urgência. Diagnosticado com trombose no intestino delgado, Juvelino deve sua morte iminente anunciada para a família logo depois da cirurgia. Foi quando sua esposa começou a orar para o Padre João Schiavo. Em poucos dias, sem explicações científicas, o homem recebeu alta hospitalar sem nenhuma sequela da doença. Passados 49 anos da morte de Schiavo, o Vaticano deve anunciar, em dezembro, a assinatura do decreto que reconhece o milagre, bem como a data da beatificação, que deverá ocorrer em 2017 em Caxias do Sul.

 

Gabinete do vereador Gustavo Toigo

Redator: Matheus Teodoro

28/11/2016 - 17:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo