Voltar para a tela anterior.

Adiló acompanha atividade do Programa Troca Solidária no bairro Fátima

Parlamentar foi um dos idealizadores deste importante projeto


Durante a manhã do último sábado (26/11), o vereador Adiló circulou por alguns bairros para escutar reivindicações de moradores. Ao passar pelo Fátima Baixo, percebeu que estava ocorrendo mais uma edição do programa Troca Solidária, da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

O parlamentar fez questão de parar e cumprimentar todas as pessoas que estavam participando da ação. Não só porque foi ele, quando presidente da Codeca, que implantou o programa. Mas também pela importância da ação: os moradores recolhem os entulhos, ajudam a comunidade a ficar mais limpa e ainda trocam por alimentos.

Os moradores receberam muito bem o parlamentar petebista, reconhecendo a importância do seu trabalho em prol das comunidades caxienses. Adiló também escutou atentamente os anseios dos moradores da região.

 

Sobre o Troca Solidária

O Troca Solidária é uma inciativa da prefeitura desenvolvida pela Codeca em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a Fundação de Assistência Social (FAS), O programa foi implantado em 20 de junho de 2009 e já beneficiou mais de 114 mil famílias. Há sete anos, o Troca Solidária garante que pessoas possam trocar 4 kg de resíduo seletivo por 1kg de alimento, a ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, é oferecido um complemento alimentar de qualidade.

O caminhão do Troca Solidária atende 16 regiões a cada semana são elas: Planalto, Centenário II, 1º de Maio, São Vicente, Kayser, Vitória, Conquista, Portinari, Canyon, Beltrão, Reolon, Fátima Baixa, Monte Carmelo, Mariani, Vila Lobos, São Gabriel, sempre aos sábados.

O Troca Solidária tem recebido a aprovação total da comunidade, bem como de vários segmentos em âmbito regional e nacional tendo correspondido às expectativas iniciais como um dos mais inovadores programas de cunho socioambiental lançados na região.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. Através desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.

Além desta cadeia de beneficiados, o Programa promove proteção ambiental, pois o material recolhido deixa de ser depositado de forma inadequada em terrenos baldios e arroios do município. O Programa Troca Solidária foi criado para estimular moradores de regiões do município onde é difícil o acesso dos caminhões da coleta, a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Através desse programa foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados de risco e em vulnerabilidade social. Desde sua implantação, desde junho de 2009 até junho de 2016, já foram distribuídos mais de uma tonelada de alimentos e recolhidos mais de 4 toneladas de resíduos seletivos.

28/11/2016 - 15:52
Gabinete do Vereador Adiló Didomenico/PTB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo