Voltar para a tela anterior.

TV Câmara prepara programação especial e ao vivo nos 20 anos da atual sede do Legislativo caxiense

O aniversário acontece na próxima terça-feira, 22 de novembro de 2016, com entrevistas com personagens dessa história


A TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) está preparando uma programação especial e ao vivo, para comemorar os 20 anos da atual sede do Legislativo caxiense, na Rua Alfredo Chaves, 1.323, no Bairro Exposição. Nesta terça-feira (22/11), das 9h às 15h45min, quando começará a transmissão da sessão ordinária, os jornalistas Fábio Rausch, Leticia Rossetti, Luiz Claudio Farias e Vania Marta Espeiorin entrevistarão personagens que fizeram parte dessa história. A inauguração do prédio deu-se em 22 de novembro de 1996, com o então vereador-presidente Kalil Sehbe Neto e o prefeito da época, Mario David Vanin (já falecido).

As atividades terão início com o hoje presidente da Câmara, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, sob a coordenação do jornalista Roberto Hunoff. Na plenária, o vereador Zoraido Silva irá à tribuna, como o único parlamentar daquele período que permanece no Legislativo caxiense. Coube a Zoraido, em 1994, quando era presidente da Casa, lançar o edital de reinício das obras do prédio, tendo a ex-vereadora Geni Peteffi (já falecida) na condução da comissão que acompanhava o andamento da construção.

Previamente, o jornalista Rausch entrevistou o servidor público José Bianchi, que gerenciou a condução burocrática do processo, e o arquiteto João Alberto Marchioro, idealizador do projeto da sede legislativa. O bate-papo irá ao ar também na próxima terça-feira, como uma das matérias que se somarão às entrevistas e às apresentações culturais ao vivo. Bianchi e Marchioro relataram que o incêndio da antiga sede, que funcionava no terceiro andar do Centro Administrativo Municipal, em 17 de fevereiro de 1992, foi um fato decisivo para alertar à necessidade de um lugar próprio ao Parlamento local.

De acordo com Marchioro, o atual prédio legislativo tem 4.975,37 metros quadrados de área construída. As parreiras, nos três andares, somam 712,80 metros quadrados. Quanto à concepção arquitetônica, a fachada exibe videiras. “Elas funcionam como quebra-sol natural, nos meses de verão. Ao contrário, no inverno, permitem maior entrada de luminosidade, tornando a Casa mais aconchegante. As instalações contam com paredes móveis e abraçam o conceito de acessibilidade total, com uma rampa que percorre os andares e permite a pessoas com necessidades especiais transitarem por todo o espaço”, explica o arquiteto.

O projeto da atual sede começou com o lançamento do edital de concurso público, para a escolha de anteprojeto de arquitetura, publicado em 21 de novembro de 1983. A proposta vencedora foi a de Marchioro. Em 10 de maio de 1984, ocorreu a assinatura do contrato, para a execução do projeto. Iniciada em 1986, a obra desenvolveu-se até 1988, reiniciando-se em 1994, até a inauguração definitiva de 1996.

19/11/2016 - 20:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo