Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo participa de reunião no gabinete do prefeito

O tema foi relacionado à a beatificação do Padre João Schiavo


O vereador Gustavo Toigo, autor da Lei 8.127, de setembro de 2016, que cria o roteiro turístico Caminho Padre João Schiavo, participou de uma recunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho e uma comitiva que trabalha na beatificação do Padre João Schiavo, na manhã da última quarta-feira (16/11). A comitiva foi liderada pela Irmã Leda Borelli, que atualmente reside em Mendoza, na Argentina. A primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, e o vice-prefeito Antonio Feldmann acompanharam o encontro que também contou com a presença das Irmãs Maristela Galiotto e Cecília Ferrassa e do Padre Geraldo Boniatto.

A beatificação do Padre João Schiavo foi anunciada pelo Vaticano no dia 18 de outubro. Segundo a Irmã Leda, a expectativa é que o Papa Francisco assine o decreto em Roma nos próximos dias, e que a cerimônia de beatificação em Caxias do Sul ocorra em outubro de 2017, com a presença de um cardeal do Vaticano. Segundo ela, o evento deve atrair centenas de peregrinos de diversas regiões e de outros países, como Argentina e Itália.

Conforme os religiosos, a expectativa é que a cerimônia receba apoio da próxima administração. O Prefeito Alceu Barbosa Velho deverá deixar uma indicação solicitada pelo grupo de religiosos. “Isso será muito importante para Caxias do Sul, não tenho dúvida. É um orgulho para nós termos um santo e a importância dele aqui para a região será muito grande. O nome do Padre João Schiavo já está trazendo muita gente, muitos fiéis a Fazenda Souza. O roteiro Caminho Padre João Schiavo vai fomentar o turismo e fortalecer a economia local”, afirmou. Recentemente, o grupo recebeu apoio do governador José Ivo Sartori.

O milagre do Padre João Schiavo, estudado e confirmado pelo Vaticano, foi a história do aposentado Juvelino Cara. Em 1997, o aposentado sofreu uma isquemia intestinal, doença que normalmente leva a morte. A esposa Lourdes pediu com fé a intercessão do Padre Schiavo pela saúde do marido. Juvelino passou por cirurgia e sobreviveu, recuperando sua saúde.

Caminhos do Padre João Schiavo: A proposta do vereador Gustavo Toigo foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. A iniciativa visa fomentar as atividades turísticas ligadas ao segmento religioso da região, contribuindo para o fortalecimento econômico e atraindo visitantes para a Serra Gaúcha. Com cerca de 55 km, o trajeto proposto pelo vereador inclui locais onde o Padre João Schiavo viveu e trabalhou em prol da comunidade, como as localidades de Conceição da Linha Feijó, Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua e Ana Rech. Ao fim do percurso, será possível visitar ainda o túmulo e o memorial do religioso, em Fazenda Souza.

Padre João Schiavo: Nascido 8 de julho de 1903, em Vicenza, na Itália, o pároco começou na vida religiosa quando ainda era um pré adolescente. Oitavo filho de uma família sem muitas condições, veio para o Brasil em 1931, onde tornou-se 1º Superior Provincial da Ordem dos Josefinos. Dez anos depois, organizou a fundação do Seminário em Fazenda Souza, trabalhando anteriormente no Colégio Murialdo. Em sua trajetória na Serra Gaúcha, teve papel importante na educação e auxiliou inúmeros jovens em situação de vulnerabilidade social. Também dedicou a vida a outras obras assistenciais de amor e caridade ao próximo, auxiliando na formação das Irmãs Murialdinas de São José. Devido a problemas provenientes de uma hepatite, o padre faleceu em 27 de janeiro de 1967, com 63 anos. Seus restos mortais se encontram em Fazenda Souza, no interior da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

17/11/2016 - 21:10
Assessoria do Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo