Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier apresenta projeto de lei sobre o exercício de food truck em Caxias

A matéria prevê decreto regulamentador de condições básicas, para a alimentação itinerante


Um projeto de lei, para disciplinar o exercício da atividade de food truck, em Caxias do Sul, foi apresentado pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, na tarde desta terça-feira (18/10), no Legislativo caxiense. Em seguida, na sessão ordinária de hoje, o parlamentar detalhou a matéria, que prevê um decreto regulamentador sobre os equipamentos mínimos e grupo de alimentos, para a atividade, com respeito às normas de segurança. Em breve, a proposta começará a tramitar pelas comissões da Casa.

De acordo com Felipe, a prática caracteriza-se como alimentação itinerante e com revezamentos, a partir de trailers, furgões e congêneres. Explicou que a sua proposição também contempla carrinhos ou tabuleiros, bicicletas e triciclos, as chamadas food bikes. O texto atenta que o armazenamento, o transporte, a manipulação e a venda de comida deverão observar as legislações sanitárias vigentes, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O peemedebista ressaltou que o município precisa seguir o exemplo de outras cidades, como Curitiba e Florianópolis, onde, segundo ele, as regras sobre esse tipo de comercialização alimentar encontram-se evoluídas. Contou que idealizou a proposta para o contexto local, a partir de sugestão da Associação Caxiense de Food Truck. Disse existirem mais de 15 unidades do setor regularizadas, em Caxias.

Em apoio à iniciativa de Felipe, manifestaram-se os vereadores Elói Frizzo/PSB e Gustavo Toigo/PDT. Frizzo alertou para que os food truck não se transformassem nas chamadas carrocinhas de calçadas, sem desrespeitar as regras do comércio ambulante.

18/10/2016 - 18:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo