Voltar para a tela anterior.

Projeto de Lei denomina Estrada Municipal Ernesto Suliani

Proposta do vereador Adiló Didomenico foi aprovada por unanimidade


Na Sessão Plenária desta quinta-feira (29/09), foi discutido e aprovado o projeto de lei 93/2016, de autoria do vereador Adiló Didomenico/PTB. Por unanimidade, ficou decidido que a via pública municipal do Bairro Serrano, Região Administrativa 10 - Serrano, identificada como Estrada Municipal 7, com testada sudoeste na Estrada Municipal Vittore Toigo, tomando rumo leste, depois seguindo ao norte até a divisa do Município, agora é a ESTRADA MUNICIPAL ERNESTO SULIANI.

O parlamentar do PTB caxiense leu o histórico do homenageado Ernesto Suliani, que nasceu em 14 de Setembro de 1922 na capela São Caetano de Flores da Cunha, filho dos agricultores Natal Suliani e Rosalinda Bassanesi Suliani. Casou-se com Matilde Echer Suliani e passou residir no Travessão Claro trabalhando como agricultor cultivando videiras.

Um ano após comprou uma propriedade, em Caxias do Sul, no Travessão D. Pedro II, capela Nossa Senhora das Dores, na estrada Velha de Caxias do Sul para Flores da Cunha, onde morou, sendo que até hoje pertence aos familiares. Adquiriu nessa mesma localidade outra propriedade onde havia uma pedreira. Começou a extração e venda de pedras para calçadas, pois a cidade de Caxias do Sul estava em pleno desenvolvimento e ele contribuiu muito com o fornecimento das pedras para muitas calçadas das principais ruas da cidade nas décadas de 60 e 70.

Transportava essas pedras do interior para a cidade com seu caminhão Chevrolet a gasolina ano 1954 e, por isto, transitava diariamente por essa via chegando a passar várias vezes no mesmo dia com as cargas. Isto tudo mesmo antes da existência da barragem da Maestra, pois a estrada passava por dentro da mesma.

Faleceu em 23 de agosto de 1981 aos 58 anos por problemas cardíacos provavelmente pelo excesso de esforço físico em carregar e descarregar as cargas de pedras. Teve 3 filhas: Diva, Teresinha e Ana Maria. A esposa Matilde está com 87 anos e reside em Caxias do Sul. "A homenagem que a família gostaria de oferecer a ele, seria denominando esta estrada justamente porque ele utilizou muito essa via para dar a sua contribuição para o crescimento das ruas de Caxias do Sul", declarou o vereador Adiló Didomenico.

Em um discurso que emocionou a todos, principalmente os familiares de Ernesto Suliani, Adiló destacou que são pessoas como ele, que adotaram Caxias do Sul para viver e ajudaram no crescimento da mesma. Ao final, a matéria foi aprovada por unanimidade, fazendo justiça à história de Ernesto Suliani e sua família.

30/09/2016 - 10:43
Gabinete do vereador Adiló Didomenico
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo