Voltar para a tela anterior.

Escola Municipal Armindo Mário Turra comemora 25 anos em homenagem na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Alunos, professores, funcionários, pais e autoridades prestigiaram a solenidade, durante a plenária desta quinta-feira (07/07)


A Escola Municipal Armindo Mário Turra festejou os 25 anos de história em homenagem prestada pelo Parlamento caxiense, na sessão ordinária desta quinta-feira (07/07). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Edi Carlos Pereira de Souza.

Em nome do Legislativo, fez o pronunciamento a parlamentar Ana Corso/PT, proponente e uma das autoras do requerimento referente à distinção. O requerimento 41/2016 foi aprovado por unanimidade, no mês passado.

Ana Corso/PT ressaltou a trajetória da instituição de ensino. Destacou que, quando visitou a escola, foi muito bem recebida e ganhou um livro com depoimentos de 41 pessoas sobre suas vivências e contatos com a instituição de ensino. Alguns desses testemunhos foram lidos pela parlamentar durante seu discurso. “Os depoimentos mostram a dedicação da escola e uma história de ensino e de aprendizagem dignificantes. Também revela a importância da escola para a comunidade”, considerou Ana, ao parabenizar a instituição e informar que ela trabalha seus processos educativos por meio de projetos.

O colégio, situado na Rua João Andriollo, 895, na Parada Cristal, em Ana Rech, conta com 274 alunos, distribuídos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, e 32 profissionais. Em 1990, a família Turra doou um terreno à prefeitura, para viabilizar a edificação. A professora Rosa Regina Capeletti Zanella foi convidada para ser a diretora da nova escola. Na oportunidade, vieram duas docentes e os alunos da Escola Abramo Eberle, que foi desativada.

Em 1º de março de 1991, iniciou-se o ano letivo, com 80 alunos matriculados, entre os dois turnos de funcionamento. Em 2002, houve a construção da cozinha e, em 2005, a quadra de esportes coberta. Entre outras conquistas, está o laboratório de informática, que passou a funcionar em 2008.

Após receber a placa da homenagem do Legislativo, a diretora do colégio, Solange Franco Boff, disse que essa foi a primeira vez que a escola recebeu uma honraria de tamanho valor. Além de agradecer à Câmara, a educadora externou gratidão a todas as pessoas que ajudaram e ajudam até hoje a instituição de ensino a se desenvolver. “Buscamos formar verdadeiros cidadãos para a vida e valorizamos esta escola pública e quem fez e faz a história dela”, ressaltou.

O secretário municipal da Educação, Agenor Basso, elogiou a comunidade da EMEF Armindo Mário Turra e trouxe a todos a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho.

Além da vereadora Ana Corso/PT, como autores, assinaram o requerimento 41/2016 os parlamentares Adelino Teles/PMDB; Adiló Didomenico/PTB; Arlindo Bandeira/PP; Denise Pessôa/PT; Edson da Rosa/PMDB; Elói Frizzo/PSB; Felipe Gremelmaier/PMDB; Flavio Cassina/PTB; Guila Sebben/PP; Gustavo Toigo/PDT; Jaison Barbosa/PDT; João Carlos Virgili Costa/PDT; Jó Arse/PDT; Neri, O Carteiro/SD; Pedro Incerti/PDT; Rafael Bueno/PDT; Renato Oliveira/PCdoB; Rodrigo Beltrão/PT; Zoraido Silva/PTB.

 

07/07/2016 - 18:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo