Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo propõe a criação da “Força Militar Comunitária”

Medida será levada ao governo do Estado para o município caxiense ser cidade-piloto do programa


O parlamentar Gustavo Toigo (PDT) vai propor ao Estado do Rio Grande do Sul a adoção do programa chamado “Força Militar Comunitária”. A iniciativa pensada pelo vereador para auxiliar na segurança dos gaúchos consiste em aproveitar recrutas que estão concluindo o serviço militar no policiamento comunitário dos municípios. A proposta, caso seja implementada, teria caráter emergencial.

De acordo com o pedetista, o objetivo é reforçar o policiamento preventivo nos bairros e nos distritos, inserindo os militares nas equipes de policiais da Brigada Militar para atuarem como reforço do efetivo. Ao fim do período no quartel, os soldados se submeteriam a um curso intensivo (dois meses) de legislação e técnicas de abordagem, tendo em vista que noções de armamento, tiro, disciplina e hierarquia já aprenderam na caserna.

Toigo explica que o funcionamento do projeto seria por meio de parceria e convênio entre o município, a Brigada Militar e o Exército Brasileiro. Cada unidade da federação destinaria, como forma de pagamento, um salário-mínimo (em um total de três), para servir de remuneração e pagamento das despesas de moradia, em um prazo inicial de dois anos.

“É preciso conter o avanço da criminalidade, ampliando o policiamento em nossa cidade. Tenho a convicção de que, com mais efetivo na Brigada, teremos uma redução significativa de crimes e o aumento da segurança pública”, confia o parlamentar.

Toigo conversou sobre a proposta com o comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea ( 3ºGAAAe), tenente-coronel Márcio Faccin de Alencar, que foi brindado com o livro “Palavra e Poder - 120 anos do Poder Legislativo".

21/06/2016 - 17:46
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo