Voltar para a tela anterior.

Vereador Guila Sebben testa aplicativo Moovit no transporte coletivo caxiense

Ele pediu que software evoluísse na precisão dos trajetos dos ônibus, em tempo real


O Moovit, aplicativo de mobilidade israelense e de abrangência mundial, foi testado pelo vereador Guila Sebben/PP, no transporte coletivo caxiense, na manhã desta quinta-feira (16/06). Hoje, à tarde, na sessão ordinária, o parlamentar ocupou a tribuna da Câmara Municipal, de onde relatou a experiência. Em momentos próximos das 9h, o progressista deslocou-se, por meio de linhas da Visate (concessionária local de ônibus), desde Forqueta até a estação Sinimbu/Guia Lopes, passando pela estação Floresta. Disse que complementou o trajeto até a Câmara a pé.

O vereador explicou que utilizou o Moovit em seu aparelho de celular, com um sistema de GPS. “O aplicativo informa, a todo instante, os horários e os trajetos das linhas. Só que ele ainda se baseia em planilhas de cronogramas da Visate, com dados prévios. O software deveria evoluir na precisão de trajetos, em tempo real, contemplando transtornos, atrasos e a dinâmica total do trânsito”, observou.

Guila destacou que, em Caxias, o Moovit encontra-se em testes. Disse que, no próximo dia 28 de junho, oficialmente, o aplicativo será lançado na cidade, como resultado de uma parceria público-privada, envolvendo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, a Visate e a empresa israelense.

O progressista lembrou que, desde novembro de 2013, por meio de indicação, reivindicava esse tipo de tecnologia. Segundo ele, desde 2009, quando assumiu o transporte coletivo caxiense, a Visate monitora toda a sua frota, hoje com 343 ônibus, por meio do chamado GPRS, de tecnologia suíça. Atentou, porém, que, até agora, o recurso não tem sido disponibilizado aos usuários.

Outro ponto tocado por Guila referiu-se à demora com que medidas ligadas ao trânsito são colocadas em prática. Lamentou que, além dos recursos tecnológicos, as próprias estações de transbordo sofressem com a morosidade apontada por ele. Referiu que, projetadas em 2013, na quantidade de dez, até hoje, só duas delas foram inauguradas, a do Floresta e a do Imigrante. O vereador Adiló Didomenico/PTB manifestou-se em apoio às colocações de Guila.

16/06/2016 - 19:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo