Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo propõe o tombamento da antiga usina em frente ao prédio da Maesa/Fábrica 2

O vereador encaminhará a sugestão pela comissão temporária da Câmara que se dedica ao tema


O tombamento da antiga usina, em frente ao prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), será proposto pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (15/06), o parlamentar comunicou que pretende encaminhar a proposta a partir da comissão temporária especial que se dedica ao tombamento da Maesa/Fábrica 2, presidida pelo vereador Jaison Barbosa/PDT. “Essa parte terminou esquecida no pleito do complexo da Maesa”, ressaltou Frizzo.

O socialista contou que, no início da tarde de hoje, reuniu-se com o prefeito Alceu Barbosa Velho, para tratar da continuidade dos trabalhos da comissão paritária do município sobre a Maesa. “Segue pendente a definição do caráter jurídico da ocupação pública do complexo da antiga metalúrgica, com área total de mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados). Temos que pensar em um formato que gerencie o espaço”, explicou.

Frizzo disse que serão indicados três novos membros para a comissão. Acrescentou que, na condição de novo presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Mercado Público da Câmara, ele estará, de novo, entre os membros daquela comissão paritária, da qual participava, até o início deste ano, como então diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

De acordo com Frizzo, o tombamento definitivo da Maesa só aguarda por um registro final, em cartório. Para ele, agora, já poderia haver uma ocupação provisória do complexo, com a ida da estrutura funcional da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e da Guarda Municipal. Garantiu que, à frente daquela comissão temporária, procurará estimular o debate para que se instale um mercado público, na Maesa.

O vereador Jaison salientou que precisa ser feito um marco de ocupação da Maesa, por parte do município. Afirmou que está tentando agendar com o prefeito Alceu uma reunião, envolvendo as comissões temporárias da Maesa e do Mercado Público. O pedetista considerou ser necessário avançar nas discussões sobre um museu do trabalho, no complexo.

15/06/2016 - 19:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo