Voltar para a tela anterior.

Escola Pública de Trânsito detalha na tribuna do Parlamento trabalho desenvolvido com idosos em Caxias

Gerente do órgão, Carlos Beraldo informou que os atropelamentos envolvendo pessoas mais velhas motivaram ações de conscientização


O trabalho da Escola Pública de Trânsito desenvolvido com idosos caxienses foi detalhado na tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/06), que é o Dia Mundial e Municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso (Lei Municipal nº 7.779/2014). Gerente do órgão ligado à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Carlos Beraldo informou que os atropelamentos envolvendo pessoas mais velhas motivaram ações de conscientização.

Essa atuação, que abrange palestras e orientação sobre o exercício de ser pedestre, carona e motorista, se iniciou em outubro do ano passado com pessoas mais velhas e tendo a parceria de outras unidades do município ligadas à defesa e ao cuidado dos idosos. Segundo dados apresentados por Beraldo, em 2015, dos 14 óbitos por atropelamentos registrados na cidade, sete envolveram pessoas com 60 anos ou mais. “Pelos dados analisados, os idosos vinham sendo mais vulneráveis no trânsito. Diante disso, decidimos agir com mais conscientização em relação a esse público e os números deste ano já estão mais favoráveis. Desde janeiro até agora, ocorreram apenas duas mortes por atropelamento em Caxias, sendo uma de pessoa idosa”, informou.

Em termos de acidentes com danos materiais e tendo idosos, Beraldo destacou que, em 2014, foram 395, de um total de 3.869 envolvidos. No ano seguinte (2015), houve redução para 339, de um total de 3.606 envolvidos. Em 2016, do início do ano até agora, foram 266 acidentes com idosos envolvidos, de um total de 3.153.

Beraldo sublinhou que é crescente o número de pessoas com mais de 60 anos na direção, principalmente porque a longevidade vem se estendendo. Em contrapartida, há uma redução de condutores na faixa dos 18 e 19 anos. De acordo com o gerente, dados de maio de 2016 apontam a existência de 236.595 condutores em Caxias do Sul. Desse total, 31.674 (13,39%) têm acima de 60 anos. A frota veicular da cidade, hoje, chega a 295.225.

Além de ressaltar que a Escola Pública de Trânsito está à disposição da comunidade, Beraldo lembrou aos idosos que podem encaminhar a credencial de Estacionamento de Vaga Especial. Esse documento é para a pessoa e não para o motorista, orientou o fiscal. O gerente salientou a relevância de compreender e dar atenção às pessoas mais velhas. Em relação ao trânsito, ele deixou algumas dicas aos idosos, como: fazer itinerários conhecidos; colocar o cinto de segurança; ao descer do ônibus, evitar atravessar pela frente ou por trás deles até que saiam do local; ao usar o transporte público, exigir assentos reservados a idosos.

Pela lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, idosa é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Mais informações e dados sobre a explanação feita na tribuna hoje podem ser acessadas em: apresentação. Durante a plenária, diversos vereadores se manifestaram, elogiando o trabalho da Escola Pública de Trânsito e de outros órgãos que atuam em prol dos idosos.

15/06/2016 - 18:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo