Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa defende respeito aos estudantes que ocupam escolas

Vereadora do PT repercutiu a realização de audiência pública realizada na Câmara Municipal


A audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, na manhã desta terça-feira (07/06), no Plenário da Câmara Municipal, pautou pronunciamento da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária da tarde. A parlamentar destacou que a ocupação de escolas ocorre desde o ano passado em várias cidades e estados, inclusive em alguns administrados pelo PT, o que, segundo ela, descaracteriza a denúncia de que o partido está por trás dos movimentos. “A verdade é que os estudantes estão cansados com as condições precárias das escolas, situação que já vem de algum tempo. Eles lutam por melhorias na educação”, afirmou. Observou que este é o maior movimento da juventude desde junho de 2013, quando reivindicou, nacionalmente, melhorias no transporte coletivo. “Os jovens estão mostrando maturidade e exercendo a cidadania”, observou.

 

A vereadora do PT também destacou que o movimento é contrário ao PL 044, em tramitação na Assembleia Legislativa por proposição do governo do Estado, que cria condições para a terceirização da educação. Pela proposta, dentre outras medidas, é previsto que organizações sociais possam, através de parcerias e convênios com o setor público, receber recursos, orçamentários e extraorçamentários, bem como a utilização de espaço público, para fins de projetos nas mais diversas áreas, como educação, saúde, meio-ambiente, tecnologia, cultura, esporte e ação social. Para a petista, a proposta representa a precarização do ensino médio.

 

Denise Pessôa cobrou respeito aos que ocupam as escolas e manifestou contrariedade às agressões físicas sofridas por alunos por estarem buscando ser protagonistas por uma educação de qualidade. “Se aceita a divergência de opiniões, mas a violência, seja de que lado for, não pode ser tolerada”. Argumentou ainda que muitas direções de escolas e professores não aceitam opiniões diferentes e defendem a tese de que os jovens devem ser tutelados. “Estas ocupações têm calendário próprio e agenda de atividades”, acrescentou.

 

Destacou, ao final da manifestação, a importante decisão da comissão de tentar audiência com o governo do Estado visando intermediar uma solução. Em aparte, o vereador Rodrigo Beltrão/PT, presidente da comissão, criticou a posição de alguns parlamentares que partidarizam o movimento e criticam os jovens com o objetivo de blindar o governador.

07/06/2016 - 17:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo