Voltar para a tela anterior.

Recicladores solicitam fiscalização e resíduos menos misturados em audiência pública do Legislativo caxiense

Os participantes também agradeceram pela homenagem da Câmara, que, anualmente, lembra a passagem do Dia Municipal do Reciclador


Os recicladores caxienses reivindicaram fiscalização de parte do município e que sejam deixados nas Associações resíduos menos misturados e não tão compactados. Os pedidos foram feitos durante uma audiência pública que a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) da Câmara Municipal promoveu nesta sexta-feira (03/06), no Centro de Eventos da Festa da Uva. O encontro teve como temática “Economia Solidária: Função Social do Reciclador” e integrou a Semana Municipal do Meio Ambiente.

Durante a atividade, os cerca de 120 participantes foram saudados pelo Dia Municipal do Reciclador, que é lembrado anualmente em 5 de junho. O encontro foi coordenado pelo vereador Edio Elói Frizzo/PSB, que faz parte da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) da Câmara. Também estiveram presentes os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Guila Sebben/PP e Gustavo Toigo/PDT. Além de Frizzo e de Ana, compõem a CLPC os vereadores Jaison Barbosa/PDT (presidente do grupo) e Neri, O Carteiro/SD.

Frizzo destacou que o propósito da audiência era dar voz a quem atua na separação dos resíduos seletivos da cidade. “Estamos aqui para ouvir os recicladores, saber mais sobre sua realidade de trabalho e sobre suas demandas”, ressaltou. Aberto o microfone, a presidente da Associação de Recicladores e Carroceiros do Aeroporto (Arca), Suelen de Freitas, questionou por que não chegam resíduos na unidade em que trabalham, no bairro Esplanada. Ela também disse que há muito material orgânico misturado ao seletivo, o que dificulta a separação. “O lixo da noite é o pior. Outro dia, foram mais de sete caixas de rejeitos. Como vamos nos manter assim? Como vamos sobreviver com R$ 700 por mês?”, indagou. Segundo Suelen, é preciso fiscalização da prefeitura porque há gente de outras cidades apanhando resíduos em Caxias.

Integrante da Associação de Recicladores Vida Nova, do bairro Centenário, Marisa Ferreira queixou-se que os resíduos são excessivamente compactados. Da Associação de Recicladores do bairro Serrano, Estela Mari Marcondes, agradeceu o Legislativo pela lembrança do Dia do Reciclador.

Os vereadores e demais autoridades fizeram questão de saudar o público pela contribuição em prol da natureza. Adiló e Ana Corso se colocaram à disposição da categoria para, enquanto integrantes do Parlamento, intermediarem o atendimento de eventuais necessidades e solicitações. Guila agradeceu os recicladores por ajudarem a cuidar da cidade. Diante da atividade que desempenham, Toigo os considerou “embaixadores do meio ambiente e profetas da ecologia”.

O secretário municipal do Meio Ambiente (Semma), Adivandro Rech, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) – empresa de economia mista responsável pela coleta dos resíduos domiciliares na cidade –, Paulo Ballardin, se mostraram acessíveis para auxiliar os recicladores a terem melhores condições de atuação na separação dos resíduos e, consequentemente, na preservação ecológica.

Adivandro informou que, hoje, não há um dispositivo legal para inibir que pessoas de outros municípios venham até Caxias para recolher lixo de contêineres ou outros recipientes das ruas. Entretanto, o secretário informou que, juntamente com a Codeca, estuda uma proposta de legislação diferenciada para encaminhar à Câmara de Vereadores. A questão da compactação excessiva também está em análise. Em relação à qualidade dos resíduos, Adivandro reafirmou o empenho da pasta em ações e palestras de educação ambiental e pediu auxílio da comunidade para que faça a separação prévia e não coloque, por exemplo, resíduos orgânicos nos contêineres de seletivo.

A coordenadora-executiva do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Sandra Teixeira, a integrante do conselho Estadual de Economia Solidária, Luzia Dinnebier, e a coordenadora do Fórum Municipal de Economia Justa e Solidária, Paula da Rosa, valorizaram a atividade dos recicladores e sugeriram trabalharem unidos pelo reaproveitamento de materiais, na perspectiva de uma economia efetivamente solidária.

Também participou da audiência o deputado federal Mauro Pereira/PMDB. Ele disse que os recicladores de Caxias são exemplo porque ajudam a manter a cidade limpa e a zelar pelo meio ambiente. Mauro, que está licenciado do Legislativo caxiense porque assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, é autor do projeto de lei que deu origem ao Dia Municipal do Reciclador (lei ordinária 7.097/2009).

Por fim, o assessor de imprensa do Movimento Catador Legal de Recicladores, Adroaldo Flores, pontuou os desafios e os esforços da categoria, e entregou uma homenagem a oito pessoas e entidades que têm auxiliado os trabalhadores da área. Receberam a honraria em forma de placa: vereadores Adiló, Jaison e Rodrigo Beltrão/PT; deputado Mauro Pereira; Douglas Leal; Semma; Codeca; e Jornal Pioneiro (editor Adriano Duarte representou o veículo de comunicação).  

03/06/2016 - 19:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo