Voltar para a tela anterior.

Toigo defende uso da bicicleta com um meio de transporte alternativo em Caxias do Sul

Conforme o vereador, a prática esportiva traz benefícios à saúde, além de melhorar a mobilidade urbana do município


O uso da bicicleta, como um meio de transporte alternativo, foi defendido pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (02/06), no plenário da Câmara Municipal. Conforme o parlamentar, a bicicleta tem baixo impacto ao meio ambiente e é acessível às diferentes faixas de renda da população.

O parlamentar disse ter protocolado hoje, no Legislativo caxiense, o projeto de lei 67/2016, para instituir as diretrizes do transporte cicloviário municipal. De acordo com ele, tanto a Prefeitura de Caxias do Sul quanto investidores, através de parcerias público-privadas, poderiam se mobilizar, para executarem políticas públicas e de infraestrutura, a fim de melhorar, incentivar e aumentar o uso da bicicleta, na cidade.

A partir da tribuna, Toigo reiterou que, de acordo com o Ministério dos Transportes, a maior parte dos municípios brasileiros que têm até 50 mil habitantes possui elevado número de bicicletas, para meios de transporte. Além de estabelecer melhores condições de mobilidade, o uso da bicicleta traz benefícios físicos e psicológicos, conforme dados citados pelo pedetista.

O vereador Rafael Bueno/PDT salientou que o governo municipal tem relevante papel na defesa do uso de bicicletas, pelos cidadãos caxienses. Sugeriu a instalação e a manutenção de bicicletários públicos, em espaços com grande movimentação de pessoas, como universidades, shoppings e parques.

02/06/2016 - 19:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo