Voltar para a tela anterior.

Estação Férrea deverá ter ponto de táxi e estacionamento ficará paralelo até o final da semana que vem

Em reunião da Câmara que discutiu a segurança no local, o chefe de Gabinete do Prefeito fez os anúncios


Até o final da semana que vem, o Largo da Estação Férrea deverá ter ponto específico de táxi, junto à Rua Augusto Pestana. Ele abrigará 40 táxis e funcionará sempre de quinta-feira a sábado, das 23h às 7h, para atender à demanda noturna da região, como anunciou o chefe de Gabinete do Prefeito, Paulo Dahmer, em reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (02/06), com o objetivo de discutir melhorias para a segurança da localidade. O presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, conduziu os trabalhos de hoje, que ocorreram por sugestão do vereador Elói Frizzo/PSB.

Dahmer também garantiu que, até sexta-feira da próxima semana, o perfil do estacionamento, junto à saída para a Rua Marechal Floriano, deixará de ser oblíquo, ficando paralelo, a fim de comportar mais veículos. Na mesma linha, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, sugeriu uma garagem público-privada que agregasse recursos para reinvestir, socialmente, na Estação e esvaziar as possibilidades de atuação dos chamados flanelinhas.

Com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades, como o Rio de Janeiro, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Barden, propôs outra medida público-privada. “Levando em conta que o Largo da Estação possui interesse especial e turístico, seria possível envolver diversos entes públicos e privados, para custear horas extras a policiais militares e garantir guarda permanente, naquela área”, explicou.

O subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Emerson Ubirajara de Souza, atentou que a corporação está buscando superar números negativos referentes a maio passado, como cem roubos de veículos e mais de 50 assaltos a estabelecimentos comerciais, em Caxias. Em seguida, o capitão Amilton Turra de Carvalho, do 12º BPM, detalhou abordagens feitas nos primeiros cinco meses deste ano, junto à Estação Férrea.

De acordo com o capitão Turra, naquela região, já foram 1.721 pessoas abordadas, com 624 veículos fiscalizados, 15 cidadãos presos, cinco estabelecimentos interditados, três armas de fogo apreendidas, 13 veículos recolhidos/apreendidos, além de 12,8 gramas de cocaína e 19,6 gramas de crack pegos. Disse que os dados resultaram de 16 operações integradas, em 2016, com outros órgãos de segurança, como Polícia Civil e Guarda Municipal, em períodos de sexta-feira a domingo, quando o entorno da Estação recebe mais de mil pessoas por noite.

O agente Luciano Portela, da Polícia Federal, contou que, em ação recente, na cidade, houve a retenção de 5,7 mil comprimidos ecstasy. Lembrou que, em várias operações no ano passado, foram recolhidos 400 quilos de cocaína, que poderiam ter entrado em Caxias.

Enquanto isso, foi engrossado o coro comum por banheiros químicos públicos, junto ao Largo, para melhorar a higienização do entorno. Explicitaram essa defesa os vereadores Denise Pessôa/PT e Frizzo, além do presidente da Associação dos Amigos do Largo da Estação (AALE), Alexandre Fasoli.

O vereador Guila Sebben/PP reiterou defesas que havia feito em reuniões anteriores de comissões e frentes parlamentares da Casa. Recordou que, em abril de 2015, tinha sido encaminhada a ideia de implantar, em Caxias, o projeto de uma guarda da ordem pública, tal como o Lapa Presente, que funciona no Rio de Janeiro, desde 2014. “A iniciativa envolve Guarda Municipal e polícias Civil e Militar, para uma segurança ostensiva e permanente, na Lapa. No primeiro ano, as ocorrências diminuíram em 90%”, observou.

Além do vereador-presidente Rodrigo Beltrão/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Denise Pessôa/PT, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PDT e Renato Nunes/PR. Também prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Adelino Teles/PMDB, Adiló Didomenico/PTB, Daniel Guerra/PRB e Rafael Bueno/PDT.

02/06/2016 - 18:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo