Voltar para a tela anterior.

Trabalho de 120 anos dos freis capuchinhos no Rio Grande do Sul é reconhecido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

A homenagem, que ocorreu nesta terça-feira (24/05), foi proposta pela vereadora Denise Pessôa/PT em conjunto com outros parlamentares


O trabalho e a dedicação de 120 anos dos freis capuchinhos no Rio Grande do Sul marcaram a sessão solene desta terça-feira (24/05), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A homenagem foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. Proponente da distinção, juntamente com outros parlamentares, a vereadora Denise Pessôa/PT discursou em nome do Legislativo.

A parlamentar detalhou a trajetória dos freis desde que chegaram ao solo gaúcho até hoje. Mencionou que, em 1895, dois frades franceses da Província de Savoia, frei Bruno de Gillonnay e frei Leão de Montsapey, acompanhados pelo ministro provincial, frei Rafael de La Roche, embarcaram rumo ao Sul do Brasil visando implantar um novo projeto missionário junto aos imigrantes italianos. Em 1896, estiveram em Porto Alegre, mas a opção dos capuchinhos, no entanto, foi Conde d’Eu (Garibaldi), onde chegaram em 18 de janeiro de 1896, data que marca a fundação da Missão dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul.

De acordo com Denise, a atuação capuchinha no Estado foi alicerçada por frei Bruno de Gillonnay, em cinco direções: missões populares, pastoral paroquial, escolas vocacionais, ensino para os filhos dos imigrantes e imprensa. A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942, sendo considerada a primeira do hemisfério Sul e da América Latina. Atualmente, está entre as cinco maiores do mundo, com 246 membros, sendo 180 freis no RS e em Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia –  e 21 na Delegação Provincial do Haiti.

A vereadora também saudou os capuchinhos pelo compromisso com a ecologia, em consonância com a encíclica do Papa Francisco, em que ele destaca a necessidade de cuidar da casa comum. “Que o exemplo de Francisco de Assis, de respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente em que vivem, seja sempre constante em nossas vidas. Agradecemos pelos serviços prestados à comunidade e que a presença dos capuchinhos no Estado seja comemorada por muitos anos”, enfatizou Denise.

Ministro provincial dos frades menores dos freis capuchinhos de Caxias do Sul, frei Cleonir Paulo Dalbosco também recordou um pouco da história. Ao mencionar a relevância do trabalho coletivo no percurso de 120 anos, Dalbosco valorizou a fé e destacou a mensagem de São Francisco, no sentido de que a vida deve ser amada, respeitada e protegida. “Hoje, com humildade, podemos dizer que a trajetória dos Freis Capuchinhos contribuiu para o desenvolvimento do Estado em diferentes campos de atuação. Por isso, celebramos este momento com gratidão, paixão e esperança”, ressaltou, fortalecendo a solidariedade.

Segundo Dalbosco, em Caxias do Sul, há mais de 20 projetos que atendem desde crianças a idosos e que, para desenvolvê-los, os capuchinhos contam com voluntários e com a parceria do poder público.

Representando o prefeito municipal, o chefe de gabinete e secretário da Receita, Paulo Dahmer, elogiou os capuchinhos pelas parcerias e pelo empenho em busca de um mundo mais justo e solidário. Dahmer listou, ainda, projetos que o município desenvolve em conjunto com os freis.

Além de Denise, assinaram como autores do requerimento da homenagem aos freis capuchinhos os vereadores Ana Corso/PT, Neri, O Carteiro/SD, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Virgili Costa/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

24/05/2016 - 22:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo