Voltar para a tela anterior.

Flavio Cassina defende implantação de distrito industrial em Caxias e propõe incentivos fiscais a empreendedores

O petebista apresentou tais sugestões em razão da situação econômica do país e dos altos índices de desemprego na cidade


O parlamentar Flavio Cassina/PTB informou, na plenária desta terça-feira (24/05), que fez uma indicação à prefeitura caxiense pedindo que sejam retomados os estudos para implantar um distrito industrial na cidade. O petebista também explicou sobre um projeto de sua autoria que sugere a concessão de incentivos fiscais para empresas que se estabelecerem, ampliarem a capacidade produtiva ou executarem projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação em Caxias do Sul.

Cassina demonstrou preocupação com a situação econômica do país e com o desemprego na cidade, por isso acredita que há espaços para tais ações. Sobre a sugestão do distrito industrial, o parlamentar ressaltou que poderia ser instalado em uma área próxima ao futuro aeroporto de Vila Oliva. “Seria um distrito de negócios, com módulos de mais ou menos 3 mil metros quadrados, conforme o tamanho da empresa. Seria uma espécie de condomínio, em que as empresas compartilhariam força de alta e de baixa tensão, transporte, segurança e alimentação. Isso geraria uma economia enorme às empresas. Posteriormente, o espaço seria comercializado pela prefeitura aos empreendedores”, detalhou.

Em relação ao projeto de lei que protocolou na Câmara, sugerindo incentivos fiscais a empresas que se instalarem na cidade, Cassina enfatiza que tal prática é comum em cerca de 3,4 mil municípios, conforme pesquisa realizada em 2012 pelo Ibope. “Caso essas medidas forem adotadas, poderá haver aumento na arrecadação, geração de emprego e renda, e crescimento da cidade. É uma via de mão dupla em que todos ganham. O que não pode é o município perder para si mesmo”, argumentou.

O parlamentar Gustavo Toigo/PDT considerou oportuna a ideia do distrito industrial, entretanto, a respeito da proposta de incentivos fiscais, acredita ser necessário debatê-la melhor com a classe empresarial da cidade.

24/05/2016 - 18:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo