Voltar para a tela anterior.

Seis personalidades são contempladas com o Troféu Mulher Cidadã 2016

A honraria foi entregue pelo Legislativo caxiense em sessão solene, nesta quarta-feira (11/05)


A Câmara Municipal de Caxias do Sul concedeu o Troféu Mulher Cidadã 2016 para seis personalidades, durante sessão solene desta quarta-feira (11/05). Diante de um plenário lotado, receberam a honraria: Carla Zanetti (Defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher); Marcia Adriana de Carvalho (Educação); Denise da Silva Pessôa (Promoção da participação política); Márcia Regina Marangon Rosa (Profissionalização e emprego); Ione Vargas (Saúde); e Irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves (Atividade comunitária). 

A cerimônia, promovida no Dia da Mulher Caxiense, foi conduzida pelo presidente do Legislativo, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza.  Os nomes das homenageadas foram indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e aprovados em plenário a partir de requerimento assinado pela Mesa Diretora da Câmara.

Autora da proposta que originou a honraria em 2004, juntamente com a então vereadora Geni Peteffi/PMDB, a parlamentar Ana Corso/PT fez o pronunciamento em nome da Casa. Ana Corso recordou que o Dia da Mulher Caxiense foi criado em 1984, a partir de uma proposição da vereadora Rachel Grazziotin. Quanto à escolha do 11 de maio, é a data do aniversário da primeira vereadora mulher de Caxias: Ester Troian Benvenutti.

Ao mesmo tempo em que destacou avanços no campo feminino em termos de Brasil, citando a criação da Lei Maria da Penha e a titularidade para a mulher quando a família é contemplada em programas como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, Ana Corso lembrou que as mulheres ainda correspondem a 70% da população em estado de miséria no mundo. Em termos de dedicação, a parlamentar considerou que, muitas vezes, as mulheres organizam seus sonhos em função dos outros, em especial da família.

Para as agraciadas com o título neste ano, Ana externou elogios e agradeceu pelo compromisso social que demonstram em suas áreas de atuação. “Quero parabenizá-las pela dignidade, pelo trabalho e pelo exemplo de defesa da vida e da cidadania”, enfatizou.

Representando as homenageadas, a professora Marcia Adriana de Carvalho sublinhou o valor da gratidão, a começar pelas mulheres do passado que lutaram por igualdade e deixaram a semente para as novas gerações. “Nas idas e vindas da história, saímos da propriedade e assumimos como protagonistas da República do Brasil, mas seguimos lutando pela equidade. Embora sejamos a maioria da população, ainda prevalecem costumes machistas e discriminatórios”, observa a docente, sugerindo aos pais começarem a trabalhar com os filhos pequenas ações que valorizem direitos iguais a homens e mulheres.

Presidente do Comdim, Ivani Lima também prestou agradecimentos às homenageadas pelo tempo que dedicam de suas vidas à comunidade.  Em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, valorizou as seis contempladas com a distinção e considerou a necessidade de se ampliar a participação feminina no segmento político. “Somos 51% da população e apenas 9% na política”, ilustrou, considerando, entretanto, que a mulher é movida pelo cuidar do outro, pelo amor e pela fé.

Ao fim da solenidade, o público pôde prestigiar a cantora Sol, que se apresentou ao som do violão tocado por Vagner.

SOBRE O PRÊMIO
- As indicações:
todo ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário. Neste ano de 2016, a proposta foi assinada pela Mesa Diretora, que é composta pelos parlamentares Edi Carlos Pereira de Souza (presidente), Flavio Cassina (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Pedro Justino Incerti (1º secretário) e Felipe Gremelmaier (2º secretário).
- Quem pode indicar: qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu.
- Quando surgiu: em 2004, por meio de decreto legislativo, as então vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

CONHEÇA AS HOMENAGEADAS EM 2016:
- CARLA ZANETTI
(Defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher): Natural de Bento Gonçalves, é formada em Direito. Atuou como Assessora Jurídica da Procuradoria Geral do Estado entre 2010 e 2012. Em 2013, ingressou na Polícia Civil como delegada, assumindo a Delegacia de Polícia de Arroio do Tigre/RS. Passou também pela Delegacia de Polícia da cidade de Casca/RS e assumiu a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Caxias do Sul, em junho de 2015.

- MARCIA ADRIANA DE CARVALHO (Educação): Natural de Caxias do Sul, é formada em Licenciatura Plena em Matemática e possui especialização na área de Gestão Pública. No serviço público, foi nomeada em 1994 como professora na área rural de Caxias do Sul e no Estado do RS. Já em 1997 assumiu a segunda nomeação no Município de Caxias do Sul e passou a atuar na Secretaria Municipal da Educação (Smed). Em 1999, atuou na Coordenação Pedagógica da pasta, permanecendo até 2004. Em 2005, assumiu o desafio de coordenar a política de educação municipal de São Francisco de Paula/RS como Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, ficando cedida até o final de 2012. Presidiu a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS). Atualmente, é conselheira representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) no Conselho Municipal de Educação, tendo sido eleita presidente do mesmo Conselho. É professora de Política e Legislação Educacional no Curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul, e integra o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação do RS.

- DENISE DA SILVA PÊSSOA (Promoção da participação política): Tem 32 anos e é natural de Caxias do Sul. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades e especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas. É servidora pública na Secretaria Municipal da Saúde. Atuou na Pastoral de Juventude, foi presidente do Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UCS, vice-presidente do Diretório Central de Estudantil da UCS e Diretora da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura. Atuou no Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural, de 2007 a 2008. Assumiu a direção da Amob Garbin e foi assessora nos temas Juventude e Mulheres no Gabinete da Deputada Estadual Marisa Formolo. Foi eleita vereadora em Caxias do Sul nas eleições de 2008. Exerce, atualmente, o segundo mandato como vereadora. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança e, atualmente, preside a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, desde 2015.

- MÁRCIA REGINA MARANGON ROSA (Profissionalização e emprego): Tem 56 anos e é graduada como Secretária Executiva. Trabalhou em diversas empresas, tais como a Aristocrata Móveis e Estofados, Madezorzi, Metalúrgica Triches e na Comissão da Festa Nacional da Uva, de 1993 a 1998. Assumiu a Diretoria Executiva da Empresa Festa Nacional da Uva, de 1998 a 2001. Em 2001, passou a trabalhar com a FCEM Feiras e Empreendimentos. Em 2006, organizou as feiras Tecnoplast e Brasilmaq, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva. Assumiu a Coordenaria de Projetos e, posteriormente, a gerência executiva da CIC Caxias do Sul, de 2006 a 2008. Na sequência, atuou nas empresas Mullplast e Interface Comunicação e Eventos, até se aposentar em 2011. Integra o Conselho da Empresária da CIC desde 2001, assumindo a presidência na gestão 2014/2015. Atuou como conselheira do Comdim de 2012 a 2015. Ainda por indicação do Comdim, faz parte, desde 2015, do Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do município.

- IONE VARGAS (Saúde): É médica consultora do Hospital Geral na área de cirurgia plástica. Concluiu graduação em 1978 e trabalhou no Internato Hospital Municipal Souza Aguiar. Fez Residência Médica na Maternidade Carmela Dutra, em Cirurgia Geral; no Hospital Cardoso Fontes e no Hospital Andaraí, em Cirurgia Plástica. Participou do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Andaraí e foi presidente do Departamento de Cirurgia Plástica da Associação Médica de Caxias do Sul. É chefe Plástica do Hospital Círculo, preceptora do Hospital Saúde na Cirurgia Plástica e chefe de Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital Pompéia. Trabalha com queimados e atende no Serviço Público CES.

- IRMÃ MARIA DO CARMO DOS SANTOS GONÇALVES (Atividade comunitária): Tem 41 anos e ingressou na vida religiosa aos 21 anos por meio da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. É formada em Filosofia, mestre em Ciências Sociais e doutoranda nessa área. Foi Secretária Executiva do Setor das Pastorais da Mobilidade Humana e Pastoral para os Brasileiros no Exterior da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília/DF. Em 2010, assumiu o Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul. A irmã também trabalha para integrar novos habitantes da Serra à comunidade local e pleiteia tratamento digno do poder público a essa população. Em 2015, recebeu a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e, em 2016, o Prêmio Mulheres que Inspiram, pela Revista Donna/Zero Hora.

11/05/2016 - 22:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo