Voltar para a tela anterior.

Lançado o projeto A Arte de Empreender 2016

O lançamento ocorreu no salão nobre da Prefeitura


O vereador Gustavo Toigo/PDT acompanhou nesta quarta-feira (11/05), o lançamento do projeto Arte de Empreender 2016, que proporciona ao público idoso, suas famílias e a comunidade dos seis distritos e regiões administrativas de Caxias do Sul, oficinas de empreendedorismo, cursos de capacitação profissional e palestras a fim de despertar atitudes empreendedoras que revertam em ações de trabalho e renda, aproveitando o potencial de cada local. O projeto tem a parceria do SEBRAE, SENAR e SINDIRURAL.

Representando as demais coordenadoras e alunos do Projeto, a coordenadora do Arte de Empreender de Ana Rech, Geny Terezinha Brombatti de Araújo, deu seu depoimento sobre o projeto. “Para nós, o projeto representa a oportunidade de aprender novas coisas, estímulo ao nosso grupo de idosos na busca constante de novas possibilidades e de resgatar questões culturais, econômicas e sociais que aprendemos ao longo de nossas vidas. Queremos agradecer ao Prefeito Alceu, ao Vice-Prefeito Antonio Feldmann, ao secretário, às coordenadoras, aos parceiros, pelo apoio e incentivo de sempre”, disse.

A coordenadora do projeto A Arte de Empreender, Iara Volpato, apresentou a programação das oficinas para 2016. “Serão ofertadas 40 oficinas, entre elas de artesanato, costura, patchwork, panificação caseira e aproveitamento integral de frutas e 50 palestras sobre vários assuntos como qualidade de vida no meio rural, primeiros socorros e orientações sobre empreendedorismo e associativismo.”, destacou.

A técnica de atendimento do Sebrae-RS, Roberta Genari, destacou o desafio de empreender em meio à crise. “É uma satisfação participar deste projeto desde o início. Somos parceiros e viabilizadores de várias ações. Desejamos que esse conhecimento vá para as empresas, para as casas, para o interior e tenha um impacto positivo nas comunidades”, salientou.

O presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul e 2º diretor administrativo do Sistema FARSUL-SENAR/Casa Rural, Vamil Susin, ressaltou a importância do projeto e comentou ter certeza de que vai se espalhar para outros municípios.

Segundo o titular da SDETE, Francisco Spiandorello, a meta para este ano é ampliar o projeto para a família dos alunos e para a comunidade.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho destacou o perfil empreendedor dos caxienses. “Esse é um daqueles eventos que dá gosto de participar. Hoje, eu vejo as coordenadoras diferentes do início do projeto. Há uma boa transformação, um sorriso e um carisma. E se vocês estão como coordenadoras, é porque são realmente empreendedoras, assim como a maioria dos caxienses. E mais do que isso, vocês que já poderiam estar em casa, aproveitando a família, com espírito empreendedor, estão ajudando ao próximo”, disse salientando que o empréstimo de 33 milhões de dólares aprovado pelo Senado nesta terça-feira (10/05) vai beneficiar, principalmente, os moradores do interior. “O interior é que abastece nossa cidade. E nada mais justo que continuarmos a asfaltar os caminhos que escoam a nossa produção”, finalizou.

O Arte de Empreender iniciou em 2014 com a participação de 230 idosos, que participaram de 372 horas de oficinas. Em 2015 foram capacitadas 251 pessoas em um total de 897 horas aulas.

11/05/2016 - 14:24
Gabinete do vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo